sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A hora certa para oferecer descontos

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Já são lugar comum as reclamações de fotógrafos a respeito de colegas de profissão que, para ganhar um cliente ou conseguir trabalho fazem preços impraticáveis, gerando a sensação de estarem contribuindo para “estragar” o mercado.

Certamente, quando utilizada indiscriminadamente, essa estratégia é um tiro no pé que apenas resolve problemas de curto prazo que são, na maioria das vezes, uma certa afobação para faturar algum dinheiro, engordar o portfólio e inúmeras outras razões que, se levadas a sério em termos de gestão de negócio, não se justificam.

Os profissionais que se valem desse tipo de prática, geralmente não tem a menor ideia do que estão fazendo ou então não são realmente fotógrafos profissionais. São, antes, aventureiros que não têm compromisso com a área. Alguns deles até produzem imagens bacanas e esse provavelmente é seu único talento. Poucos, alias pouquíssimos, deles sabem realmente o que estão fazendo quando oferecem desconto.
Quando falta conhecimento, apela-se para a improvisação e acaba-se administrando amadoristicamente. Nesse caso, a pessoa pode até se autodenominar fotógrafo profissional, mas certamente será um gestor amador.

Fotografia profissional é muito mais que produzir imagens bacanas. Hoje em dia qualquer um é capaz de produzir imagens bacanas. Ser um fotógrafo profissional é você entender que tem um negócio que precisa ser bem administrado. Como qualquer outro empreendimento que tem os departamentos ou as funções de compras, produção, marketing, vendas, atendimento ao cliente e suporte, o fotógrafo deve ter em mente que não é mais possível trabalhar sem conhecimento de como lidar com essas funções.
Apesar de várias opiniões em contrário, fazer belas imagens já não é mais condição suficiente para se conquistar mercado. Basta visitar os fóruns e ver quanta gente produz imagens maravilhosas até mesmo usando seus celulares high-tech.

Tome como exemplo o mercado de carros, celulares ou mesmo de dentistas ou de mecânicos. O mercado está abarrotado de excelentes dentistas, mas poucos são os que se destacam. Então, como fotógrafo, produzir imagens lindas e maravilhosas NÃO É mais diferencial. Coloque isso logo em sua cabeça ou vai sair do mercado em pouco tempo.

 E daí  você vê um fotógrafo que produz imagens bem inferiores àquelas que você produz e percebe que ele está ganhando bem mais dinheiro que você e tem uma gigantesca carteira de clientes.

A explicação para isso é simples, goste você ou não: ele é melhor profissional do que você. Ele conhece os conceitos de administração de pequenos negócios, as técnicas de marketing e sabe vender como ninguém.
Mas então você poderia protestar dizendo-se fotógrafo, e não vendedor. OK, se você tem orgulho de não ser vendedor, então não seja fotógrafo profissional, vá fazer outra coisa para ganhar dinheiro e fotografe apenas nos finais de semana, porque o verdadeiro fotógrafo profissional está ciente do lugar que a estética tem dentro do negócio em que ele atua e do que é necessário fazer para minimamente sobreviver no mercado.

Enquanto os fotógrafos permanecerem naquela ilusão do Glauber Rocha (uma câmera na mão, uma ideia na cabeça), continuarão oferecendo descontos irrefletidamente e perdendo mercado para amadores que não têm a menor ideia do que estão fazendo, e também para profissionais que sabem exatamente o que estão fazendo.

Não que seja um crime a oferta de descontos. É sempre possível trabalhar dessa maneira, mas existe uma ciência para isso, que requer cálculos, histórico de vendas, planilhas financeiras, previsões e planejamento.

Quando um profissional sério ou uma empresa oferecem descontos, tenha certeza de que não estão tomando prejuízo algum. Pelo contrário, estão mais lucrativos que nunca porque conhecem as técnicas e as estratégias de se trabalhar com descontos. Cada desconto oferecido é calculado e parte integrante de uma estratégia comercial que foi pensada e calculada para chegar exatamente àquele desconto; nem 0,5% a mais, nem a menos.

Isso não é difícil de se fazer e está ao alcance de qualquer um que se disponha a estudar e aprender.
 
Então, se você por acaso perder um cliente para outro fotógrafo por causa de preço, antes de sair reclamando, veja se ele é bem sucedido. Se for, saiba que você perdeu seu cliente para alguém melhor que você, ainda que as imagens que você faz sejam mais bonitas que as dele.

Aproveite então a energia que você gastaria para rogar pragas, e vá estudar para descobrir quem realmente está fazendo a coisa errada.


Eduardo Becker - © 2012


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