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A fotografia é indiscutivelmente
uma atividade apaixonante. Seja em estúdio ou locação, não há prazer maior do
que captar e tratar imagens que serão elogiadas por todos. Conhecer todas as
funções do equipamento, saber fazer o tratamento das imagens, participar de
mostras e exposições, enfim, essa é a atividade que você gostaria de
desempenhar todos os dias pelo resto da vida.
Então surge a ideia de
transformar essa sua paixão em uma profissão. Afinal, em todos os lugares onde
vá, você ouve aquela recomendação sobre trabalhar com algo que você ame.
A realidade, contudo, não é tão
romântica como quer acreditar sua imaginação. Quando decide partir para a
profissionalização, o fotógrafo rapidamente descobrirá que não basta amar a
fotografia. São necessários outros talentos que não têm nada a ver com o ato de
fotografar.
Um fotógrafo profissional tem que
cuidar da administração do seu negócio, finanças, contabilidade, contratação de
funcionários e colaboradores, fazer networking, gestão da carteira de clientes,
plano de negócios, planejamento estratégico de marketing, propaganda, promoção,
vendas, lidar com fornecedores e, ufa!!!, fotografar.
Ter um estúdio de fotografia
profissional, ainda que esse estúdio seja apenas um escritório no quartinho dos
fundos de casa, é tão trabalhoso como ter um barzinho, uma pequena confecção,
uma franquia ou qualquer outro empreendimento. Todo profissional dessa área
deve manter em mente a ideia de que ele é um empreendedor, um operário do
empreendedorismo e que, nesse caso, a fotografia é apenas e tão somente o
produto que viabiliza as trocas monetárias entre você, prestador de serviços e
seus clientes, tomadores do mesmo serviço que compram seu trabalho para que
alcancem seus objetivos pessoais ou profissionais.
Então, esqueça aquela imagem de
que você irá passar todos os seus dias em locações exóticas, festas
maravilhosas, em um estúdio todo equipado produzindo as imagens que você mais
gosta. Você na verdade pode até fazer e ter tudo isso, mas estará produzindo as
imagens que o seu cliente quer, não as que você deseja.
Pois bem, isso posto e, se depois
de ler o texto acima você ainda sente que a fotografia profissional é o caminho
que você deseja seguir, faça um autoquestionamento baseado nas perguntas a
seguir.
Estou preparado para assumir riscos?
Empreender é correr riscos. Pode
dar certo, mas também pode não dar. Você possui as reservas financeiras
necessárias para sobreviver financeiramente enquanto seu estúdio estiver em
fase de implantação? Você conhece detalhadamente todos os itens que compõe o
investimento de seu novo estúdio? (e isso significa não apenas o equipamento,
mas verba para divulgação, site, portfólio, despesas com telefones, visitas a clientes,
etc.). Você tem perfil de tomador de risco? Ou seja, você consegue manter a
cabeça fria e a mente lúcida nos momentos de crise? Essas são algumas das
muitas perguntas que você deve se fazer antes de tirar o primeiro centavo do bolso
e se aventurar no negócio.
A fotografia profissional combina comigo?
Ou seja, eu tenho o perfil de
empreendedor, de gestor ou de artista? Quando decide tirar seu sustento da
fotografia, é importante ter um pouco dos três perfis. O empreendedor é aquele
que tem uma visão de mercado e arrisca seu dinheiro na realização de uma
atividade que o leve àquela visão. O gestor é mais burocrático, tendo que lidar
com impostos, planilhas, lidar com o
contador, contratar e demitir funcionários, etc. Já o seu lado fotógrafo é
aquilo que você sabe fazer de melhor, ou seja, produzir belas imagens.
É fundamental que você faça essa autoanálise
e descubra seus pontos fortes e fracos. Não é necessário que você seja bom em
tudo, mas é importante conhecer seus pontos fracos para que você possa pelo
menos contratar pessoas que complementem suas deficiências em certas áreas.
O serviço que eu vendo tem alguma diferenciação?
E por diferenciação não entenda
somente o estilo de suas imagens. Você pode fazer a diferença no tipo de
atendimento que dá a seu cliente, na forma de comercializar sua produção, num
nicho específico de fotografia pouco explorado. Buscar alguma diferenciação é
importante na medida em que se você for ao mercado oferecendo algo que todo
mundo oferece, então acabará brigando por preços que, como já deve saber, acaba
por “matar” o seu mercado.
Sei exatamente onde é que estou entrando?
É importante que, na etapa prévia
de planejamento de negócios que você fizer, tenha informações consistentes
sobre o mercado onde irá atuar, quem são seus concorrentes, que preços
praticam, qual é o perfil do seu cliente, como compra, quando compra, porque
compra, etc.
Deve também se perguntar onde
pretende estar nos próximos três, cinco e dez anos. Não que você tenha que
prever o futuro, mas esse exercício dará a você uma orientação geral que
servirá de suporte ao seu planejamento de curto e médio prazo. Além disso, se
você se deparar em uma situação em que lhe faltem recursos financeiros, saberá
onde obtê-los? A que taxas? Como irá pagá-los? Você conhece os aspectos tributários da sua
atividade? Que tipo de empresa irá abrir: MEI, EIRELI, LTDA? Quais os impostos
que terá que pagar em cada modalidade? Qual é a melhor para você no momento
atual?
Estou disposto a passar por tudo isso?
Como deve ter notado, a
fotografia profissional está muito além do ato de fotografar. Ela requer muito
trabalho, esforço, dedicação, finais de semana sacrificados e coragem. Se você
leu isso tudo e ainda está disposto, parabéns. A fotografia profissional cai
como uma luva no seu perfil.
Se perceber que ainda lhe faltam
algumas habilidades e características, espere um pouco para se jogar de cabeça
nessa atividade. Trabalhe paralelamente em seu tempo livre enquanto adquire
essas habilidades e faz uma reserva financeira.
Agora, se tudo isso lhe parece
insano, sugiro que se transforme no melhor fotógrafo amador que puder. Não há
nenhum demérito em ser fotógrafo amador. Pelo contrário. Como amador você não terá
compromisso com nada além da sua paixão pela fotografia. Poderá participar de
concursos, mostras, exposições, eventos e irá fotografar aquilo que quiser,
quando quiser e como quiser.
Como deve ter percebido, a área
de fotografia é muito generosa e oferece lugar para todos. Basta que você
encontre o seu objetivo e lembre que, qualquer que seja sua escolha, sempre há
um preço a pagar.
Eduardo Becker - © 2012
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