quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Você sabe o que é 5W2H?

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos



5W2H é na verdade a abreviatura de uma ferramenta muito utilizada por empresas de todos os tamanhos – profissionais autônomos inclusive - para mapear e dar clareza às atividades necessárias para levar a cabo um plano de trabalho.
 
No caso específico da fotografia profissional, essa ferramenta é ainda mais importante porque é ela que irá ajudar o fotógrafo a definir o melhor caminho para qualquer ação que pretenda empreender, seja a atuação em um novo nicho, a expansão do seu estúdio ou mesmo a compra de um equipamento.

E pra que serve esse negócio?
A ferramenta 5W2H não tem poderes mágicos, ou seja, apenas o ato de utiliza-la não irá fazer aparecer dinheiro em sua conta bancária nem clientes batendo à sua porta. Ela na verdade é uma forma de estruturar seu raciocínio de modo a prever todas as variáveis envolvidas em seu plano, sem deixa-lo esquecer de nada.

O fotógrafo deve utiliza-la sempre, até que se torne um hábito. É assim que ele melhora como profissional.

Mas, vamos lá entender o que é esse tal de 5W2H.
Na verdade, ele nada mais é do que a abreviação em inglês de:

WHO (quem) – WHAT (o que) – WHY (por que) – WHERE (onde) – WHEN (quando)
HOW (como) – HOW MUCH (quanto)
  

Ah tá. E como eu uso isso?
Bem, essa ferramenta pode (e deve) ser utilizada sempre que o fotógrafo der início a qualquer nova atividade que represente uma mudança importante em seu trabalho, por exemplo, quando ele pretende entrar em um novo nicho de mercado, ampliar seu estúdio, contratar funcionários, etc.
 
Ele deve então fazer-se essas sete perguntas em relação àquela nova ação e respondê-las de maneira clara, objetiva e precisa. O simples ato de fazer a si mesmo essas perguntas e colocar as respostas no papel (ou no computador), dará a ele uma maior clareza quanto a viabilidade de seus objetivos e o fará pensar em alternativas, possíveis dificuldades ou eventuais oportunidades. Tudo isso ANTES de dar o primeiro passo em direção àquele novo objetivo.
 
Isso irá dar ao profissional a segurança de estar tomando a decisão certa e que terá todos os recursos necessários.

Para utilizar essa ferramente, crie uma tabela ou planilha e, com seu projeto em mente,  responda às perguntas:

5W
What
O Que?
O que será feito? (projeto / fases / etapas / atividades)
Who
Quem?
Quem fará? (papéis / responsabilidades / áreas)
Where
Onde?
Onde será feito? (logicamente / fisicamente)
When
Quando?
Quando será feito? (tempos e prazos / início e fim)
Why
Por quê?
Por quê será feito? (justificativas / necessidades)
2H
How
Como?
Como será feito? (meios / procedimentos / técnicas utilizadas)
   How much
Quanto custa?
Quanto custa o que será feito? (custos / despesas)


As respostas que surgirão irão, no mínimo, oferecer a certeza de que se está  no caminho certo. Ou, o que é mais comum, irá ajuda-lo a refinar seu projeto de forma que tenha maiores possibilidades de sucesso.
Se ainda estiver sentindo-se inseguro quanto a utilização dessa ferramenta, comece pequeno. Pegue um projeto piloto que você esteja prestes a realizar e faça este exercício. Quanto mais fizer, mais será capaz de prever todas as variáveis de seus projetos. Faça tantas vezes quanto for necessário até que se torne um hábito. Você certamente irá se transformar em um profissional mais capacitado e sairá na frente daqueles seus concorrentes que trabalham com base na intuição.

Eduardo Becker - © 2012


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário