quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O blog como ferramenta de marketing

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos


Entre as ferramentas disponíveis para as ações de marketing de um fotógrafo, o Blog tem um lugar de destaque na comunicação efetiva com seus clientes e potenciais clientes.
Produzir um conteúdo interessante e educativo não só auxilia e apoia sua estratégia nas  redes sociais como aumenta sua visibilidade, credibilidade e ainda contribui para facilitar seu processo de vendas.

Mesmo sabendo de tudo isso, o fotógrafo deve ter em mente que não basta criar um Blog e sair escrevendo qualquer coisa nele. Há um conjunto de regras que devem ser seguidas para que seus objetivos possam ser alcançados. Antes de escrever, é importante saber para quem você escreve.

Um erro muito comum é o fotógrafo escrever para si mesmo e para outros fotógrafos. Basta uma rápida procura na internet para encontrar um numero enorme de blogs falando de câmeras, acessórios, Photoshop e muitos outros assuntos de interesse de fotógrafos. Deve-se ter em mente que o blog é uma ferramenta de marketing perante seus clientes, e não perante seus concorrentes. É muito simples. Se você fotografa casamentos, fale sobre casamentos. Se fotografa esportes, fale sobre futebol, basquete, tênis, enfim, trate de assuntos que interessam àqueles que vão contratar os seus serviços. Assim, ao definir o tema das postagens do seu blog, pense nos compradores do seu trabalho e procure em cada postagem estar alinhado com o perfil e os interesses deles.

Todo serviço deve atender uma necessidade ou resolver um problema. É assim quando contatamos um maquiador, um profissional de photoshop ou por exemplo um dentista – será também assim quando nosso cliente precisar de um fotógrafo. Como fotógrafo, é seu papel conhecer todos os problemas e necessidades de seus clientes e, no seu blog, escrever sobre isso. Procure então criar um texto educativo que ensine pessoas a resolverem problemas ligados aos serviços que você presta. Isso ajudará você a ganhar credibilidade e confiança perante seus potenciais clientes.

No começo talvez não lhe ocorram muitas ideias. Faça então uma boa pesquisa na internet em busca de palavras-chave e outros conteúdos que possam servir de inspiração para seus textos.

Uma boa abordagem é você pensar que seu blog é uma espécie de revista e que você é o editor. Crie um calendário de postagens e reserve um tempo periodicamente para escrever e atualizar seu blog. Você pode, por exemplo, reservar as segundas-feiras para escrever sobre o assunto “A”, as terças-feiras  para o assunto “B” e assim por diante. Crie colunas para cada tema, reserve espaço para uma agenda de eventos de interesse do seu público-alvo.

Você não precisa passar os todos dias escrevendo, mas é importante que haja uma periodicidade de postagens. Além disso, é interessante que você deixe seu blog aberto a comentários. Se alguém lhe fizer uma crítica, veja isso como uma valiosa oportunidade para corrigir ações e definir novas iniciativas. Ouvir elogios sempre é bom, mas são as críticas que fazrão você crescer se souber aceitá-las e transforma-las em novas ações, atitudes e abordagens.

Usem também outras ferramentas como Twitter, Facebook e Linkedin para divulgar e trazer leitores para o seu blog. Você pode considera-las como canais de distribuição que trarão público para seus textos e, no médio prazo, clientes para seu trabalho.

Procure também contribuir com outros blogs que tenham sinergia com seu trabalho. Por exemplo, se você é fotógrafo de casamento, pode trocar conteúdos com o blog de algum maquiador ou promotor de eventos. Se você fotografa crianças, pode colaborar com blogs de buffets, e assim por diante.

Como foi dito, o blog é uma ferramenta importante para conquistar novos clientes e obter credibilidade no mercado. Mas não tenha pressa, dificilmente você alcançará um milhão de visitas logo no primeiro mês. O blog é algo que leva tempo para ser construído e seus resultados aparecem no médio prazo.

Procure então estudar sobre blogs. A internet possui um vasto material informativo que o ajudará a construir uma ferramenta interessante e útil para sua estratégia de marketing.


Eduardo Becker - © 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário