terça-feira, 14 de agosto de 2012

Planejamento

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos


Todos os livros, todos os cursos, workshops e seminários e quase todo mundo fala em planejamento. Mas, será que todo mundo realmente pratica o que diz? Será que todos sabem o que é e pra que servem as atividades de planejamento?

O filósofo romano Sêneca já dizia “não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai” e essa frase traduz com exatidão a importância de se planejar.

Fotógrafos são em sua maioria profissionais que trabalham praticamente sozinhos, tendo que realizar inúmeras atividades que vão desde promover seu trabalho, vender, produzir e entregar. Se adicionarmos à essa lista outras atividades como ir a Bancos, participar de feiras, ler livros da área, pesquisar equipamentos e tantas outras coisas, tem-se a impressão de que o fotógrafo tem que ser um super-homem para dar conta de seu trabalho. E na maioria das vezes é! Então, já que você tem que vestir a capa vermelha, melhor seria se planejasse suas atividades de modo a poder dar conta de todas elas (ou quase).

A falta de planejamento faz com que as pessoas passem a vida somente reagindo aos eventos, muitas vezes sem saber o que estarão fazendo no mês seguinte. Dedicar pelo menos algumas horas por mês para realizar o planejamento do seu trabalho é algo salutar e que ajuda a economizar um tempo enorme.

O primeiro passo para se realizar um bom planejamento é ter uma visão de futuro, ou seja, perguntar-se e definir para onde você está indo. Pode ser eu esteja começando sua carreira e tenha o desejo de trabalhar com cobertura de eventos esportivos. Ou então você talvez seja um fotógrafo de casamentos e queira entrar no ramo de fotojornalismo. Tudo o que tem a fazer nesse momento é definir o que quer fazer e para onde deseja ir.

Feito isso, o próximo passo é pesquisar e compreender os caminhos que te levam de um ponto a outro, os contatos que deve realizar, o portfólio que deve ter, os recursos e equipamentos que deve adquirir, etc. Tendo levantado tudo isso, divida o processo em passos menores considerando os pré-requisitos e trate cada passo como se fosse uma meta individual. Depois, deve-se monitorar o progresso de cada etapa sem perder de vista a meta principal.

Claro que, sabendo que o mundo é dinâmico, você sempre terá que fazer revisões e ajustes no caminho, mas, tendo um mapa nas mãos – que é o seu planejamento – fica mais fácil e prático manter o rumo.

Outro grande benefício de se ter um processo formal de planejamento é que você será capaz de manter-se motivado a progredir. Às vezes nossa meta é muito grande e complexa, dando-nos a impressão de que jamais seremos capazes de atingi-la. Entretanto se a dividirmos em etapas menores, a sensação de progresso que obteremos ao realizar cada pequena etapa nos motivará a continuar porque teremos o sentimento de que estamos progredindo e, a cada dia, ficamos mais perto do nosso grande objetivo.

Planejar é uma atividade vital em qualquer atividade humana, principalmente naquela da qual tiramos nosso sustento. Então, comece já: pegue papel e caneta (ou teclado e processador de texto) e comece com as seguintes perguntas:

- Onde quero estar nos próximos “x” anos?
- Em que área(s) da fotografia desejo trabalhar?
- Que recursos eu preciso para chegar lá?
- Em quanto tempo acredito que conquistarei meu(s) objetivo(s)?
- Quais pessoas do meu relacionamento podem me ajudar?
- Quais os pré-requisitos? Em que sequência deverão ser feitos?

Coloque tudo isso no papel e divida em partes menores, distribuindo essas partes no tempo.

Finalmente, como foi dito, monitore; crie indicadores de progresso em todas as áreas (tempo, dinheiro, percentual de progresso, etc.).  Não tenha medo de mudar algum detalhe se for necessário, pois o importante é manter-se motivado a percorrer o caminho.

No começo pode parecer que está gastando muito tempo em atividades de planejamento. Mas no decorrer do processo, verá que na verdade estará economizando um tempo considerável porque todos os seus esforços terão direção e sentido.
  

Eduardo Becker - © 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário