quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Monitore seu desempenho

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Viver de fotografia é uma das melhores experiências que um fotógrafo pode ter. Você é apaixonado pelo trabalho, produz imagens belas, deixa seus clientes totalmente satisfeitos e, ao final do trabalho, recebe a recompensa financeira que permite dar continuidade ao seu trabalho e extrair dele o seu sustento.

Mas será que seus esforços estão valendo a pena? Será que você está conseguindo extrair o melhor de sua atividade? Seu trabalho dá lucro?

Muitos fotógrafos obviamente tem essa resposta, mas de uma maneira quase intuitiva.

Lembre-se que no momento em que decidiu fazer da fotografia sua profissão, você escolheu deixar de ser somente artista para ser um empreendedor. E como tal, deve controlar o desempenho de suas atividades, até mesmo para sabe se determinado serviço, produto ou cliente estão oferecendo o retorno esperado, ou ainda para decidir qual linha de trabalho merece maior empenho.

Para isso existem os indicadores. Eles são medidas de desempenho que permitem enxergar com mais clareza como anda seu trabalho e que podem auxilia-lo a tomar decisões mais acertadas.

Indicadores existem para monitorar todas as atividades relacionadas à sua fotografia, mas que mostram seu grande valor quando utilizados para acompanhar seu desempenho em vendas.
Sim, vender é fundamental. É daí que vem o dinheiro e, portanto, é uma atividade que deve ser acompanhada com muito cuidado.

Aqui vai então uma série de indicadores importantes:

  • Proporção da venda - Clientes que não compraram/Clientes que compraram
  • Valor médio da venda - Valor total dos orçamentos/número de orçamentos
  • Produtividade - Número de vendas do mês/Dias úteis de trabalho
  • Efetividade - Número de orçamentos do mês/Número de visitas realizadas
  • Orçamentos rejeitados - Número de orçamentos rejeitados/Total de pedidos
  • Satisfação do Cliente I - Reclamações dos clientes/Visitas a estes clientes
  • Satisfação do Cliente II - Reclamações dos clientes/Número de clientes ativos
  • Custo por venda - Custo total da venda/número de orçamentos
  • Custo da venda - Custo total da venda/valor dos orçamentos
  • Custo por visita - Custo total de vendas/número de visitas
  • Prazo médio de pagamento - Total dos dias de prazo/número de pedidos
  • Taxa de inadimplência – Total faturado/Total recebido

Existem inúmeros indicadores possíveis que podem oferecer respostas importantes a questões sobre seu desempenho. Com eles, você poderá detectar tendências e promover ações antecipadamente. Por exemplo, se você perceber que o índice de reclamações tem aumentado em determinado período do ano, poderá focar a análise naquele período e detectar as razões para aquelas ocorrências. Se você tem um percentual baixo de sucesso em obter visitas a partir de telefonemas, pode ser que sua argumentação ao telefone não esteja adequada, o que indica a necessidade de buscar aprimoramento pessoal nessa área, talvez fazendo um curso ou terceirizando esse tipo de atividade.

Pense nos principais pontos de controle de seu trabalho e crie seus próprios indicadores. Depois coloque-os em uma planilha e comprometa-se com a disciplina de alimentar de dados essa ferramenta. Você terá então uma fantástica ferramenta de diagnóstico que poderá ajuda-lo a otimizar seu trabalho e alcançar maior sucesso em sua atividade.

Eduardo Becker - © 2012

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