quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sucesso é uma questão de visão

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos
 
Pode-se afirmar com toda certeza que praticamente todas as pessoas do mundo desejam alcançar algum nível de sucesso em suas vidas. Porém, para a maioria delas, o sucesso simplesmente não vem.
Alguns creditam ao fator sorte o fato de que alguns parecem ter sido selecionados pela vida para subir ao pódium enquanto a maioria acaba ficando na plateia.
 
Pensando no que difere uma pessoa de sucesso daquela maioria que se mantém na média, algumas características pessoais se destacam. Poderíamos listar aqui inúmeros fatores mas, se pudéssemos destacar um deles no ramo da fotografia, este seria a visão. Obviamente não estamos nos referindo àquela visão que temos através das lentes da câmera, mas a outro tipo de visão que é fundamental para o sucesso profissional na fotografia.
 
Inúmeros fotógrafos acreditam que o fator chave de sucesso é o seu TALENTO criativo e que a satisfação moral obtida pela criação de um belo trabalho, mais o reconhecimento de seus clientes já basta. Muitos deles chegam a sentir-se indignados quando se relaciona a fotografia com termos como índice de lucratividade, taxa mensal de captação de clientes, retorno sobre o investimento, como se ganhar muito dinheiro com seu trabalho fosse algo sujo e indigno das “obras de arte” que produzem.
 
Talvez alguns fotógrafos iniciantes que estejam nesse momento lendo essas linhas sintam-se incomodados com esse tipo de observação. Certamente mudarão sua opinião daqui alguns anos quando enfrentarem o furor do mercado.
 
Fotógrafos que pretendem ganhar dinheiro e desejam alcançar sucesso em sua profissão, terão que adquirir uma nova visão a respeito de seu trabalho.
 
No momento em que você se estabelece comercialmente com fotografia, deve aprender a ver  que você é tão comerciante quanto o açougueiro perto da sua casa. Sim, a comparação é extremada para abrir seus olhos e fazê-lo enxergar seu trabalho como efetivamente ele é: uma prestação de serviços que atende as necessidades de alguém, e que deve ser adequadamente remunerado por isso.
 
Fotógrafos sonhadores que discordam dessa visão precisam cair em si e ver que a atividade do fotógrafo não tem nada de especial em relação a qualquer outra atividade. Tem lá seu charme, mas inúmeras outras profissões também têm seus charmes. Mas nem por isso deixam de ser um business que tem variáveis como finanças, fluxo de caixa, técnicas de venda, estratégia comercial, marketing e tantos outros assuntos que, para alguns, soam como palavrões.
 
Se quiser continuar pensando somente como artista, continue. Mas mesmo assim, procure dar uma lida na biografia de artistas consagrados como Salvador Dali, Pablo Picasso, Andy Wharol, Fernando Botero e veja que, além do talento, esses artistas investiram muito em suas visões comerciais e mercadológicas. Ou você acha que eles alcançaram um tremendo sucesso apenas pelos seus talentos?
 
Não adianta ficar brigando contra o mundo e tentar impor sua visão. Não é assim que funciona. Se quiser viver dignamente de seu trabalho como fotógrafo, você terá que mudar a maneira que enxerga a atividade, terá que mudar sua visão.

Faça cursos de administração, marketing, leia bastante, aprenda a vender, compre livros de gestão financeira de pequenos negócios e pare um pouco de ler livros sobre Photoshop. Ainda que goste muito de Photoshop, o seu trabalho é vender, fotografar e administrar o estúdio. Deixe o Photoshop para quem tem tempo de fazer só isso na vida e que, por isso mesmo, fará melhor do que você. E então contrate um desses profissionais, terceirize seu tratamento de imagens. Com o tempo que sobra você poderá vender mais fotografia e terá mais dinheiro – inclusive para contratar o profissional de Photoshop.
 
Portanto, se quer ter sucesso, aprenda a pensar como uma pessoa de negócios. Pare de pensar como artista, até porque esta visão também está errada. Artistas de sucesso sem visão comercial de seu trabalho podem até ser artistas. Mas não de sucesso.



Eduardo Becker - © 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário