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Pode-se afirmar com toda certeza
que praticamente todas as pessoas do mundo desejam alcançar algum nível de
sucesso em suas vidas. Porém, para a maioria delas, o sucesso simplesmente não
vem.
Alguns creditam ao fator sorte o
fato de que alguns parecem ter sido selecionados pela vida para subir ao pódium
enquanto a maioria acaba ficando na plateia.
Pensando no que difere uma pessoa
de sucesso daquela maioria que se mantém na média, algumas características
pessoais se destacam. Poderíamos listar aqui inúmeros fatores mas, se
pudéssemos destacar um deles no ramo da fotografia, este seria a visão.
Obviamente não estamos nos referindo àquela visão que temos através das lentes
da câmera, mas a outro tipo de visão que é fundamental para o sucesso
profissional na fotografia.
Inúmeros fotógrafos acreditam que
o fator chave de sucesso é o seu TALENTO criativo e que a satisfação moral
obtida pela criação de um belo trabalho, mais o reconhecimento de seus clientes
já basta. Muitos deles chegam a sentir-se indignados quando se relaciona a
fotografia com termos como índice de lucratividade, taxa mensal de captação de
clientes, retorno sobre o investimento, como se ganhar muito dinheiro com seu
trabalho fosse algo sujo e indigno das “obras de arte” que produzem.
Talvez alguns fotógrafos iniciantes
que estejam nesse momento lendo essas linhas sintam-se incomodados com esse
tipo de observação. Certamente mudarão sua opinião daqui alguns anos quando
enfrentarem o furor do mercado.
Fotógrafos que pretendem ganhar
dinheiro e desejam alcançar sucesso em sua profissão, terão que adquirir uma
nova visão a respeito de seu trabalho.
No momento em que você se
estabelece comercialmente com fotografia, deve aprender a ver que você é tão comerciante quanto o açougueiro
perto da sua casa. Sim, a comparação é extremada para abrir seus olhos e fazê-lo
enxergar seu trabalho como efetivamente ele é: uma prestação de serviços que
atende as necessidades de alguém, e que deve ser adequadamente remunerado por
isso.
Fotógrafos sonhadores que
discordam dessa visão precisam cair em si e ver que a atividade do fotógrafo
não tem nada de especial em relação a qualquer outra atividade. Tem lá seu
charme, mas inúmeras outras profissões também têm seus charmes. Mas nem por isso
deixam de ser um business que tem
variáveis como finanças, fluxo de caixa, técnicas de venda, estratégia
comercial, marketing e tantos outros assuntos que, para alguns, soam como
palavrões.
Se quiser continuar pensando somente
como artista, continue. Mas mesmo assim, procure dar uma lida na biografia de
artistas consagrados como Salvador Dali, Pablo Picasso, Andy Wharol, Fernando
Botero e veja que, além do talento, esses artistas investiram muito em suas
visões comerciais e mercadológicas. Ou você acha que eles alcançaram um
tremendo sucesso apenas pelos seus talentos?
Não adianta ficar brigando contra
o mundo e tentar impor sua visão. Não é assim que funciona. Se quiser viver
dignamente de seu trabalho como fotógrafo, você terá que mudar a maneira que
enxerga a atividade, terá que mudar sua visão.
Faça cursos de administração,
marketing, leia bastante, aprenda a vender, compre livros de gestão financeira
de pequenos negócios e pare um pouco de ler livros sobre Photoshop. Ainda que
goste muito de Photoshop, o seu trabalho é vender, fotografar e administrar o
estúdio. Deixe o Photoshop para quem tem tempo de fazer só isso na vida e que,
por isso mesmo, fará melhor do que você. E então contrate um desses
profissionais, terceirize seu tratamento de imagens. Com o tempo que sobra você
poderá vender mais fotografia e terá mais dinheiro – inclusive para contratar o
profissional de Photoshop.
Portanto, se quer ter sucesso,
aprenda a pensar como uma pessoa de negócios. Pare de pensar como artista, até
porque esta visão também está errada. Artistas de sucesso sem visão comercial
de seu trabalho podem até ser artistas. Mas não de sucesso.
Eduardo Becker - © 2012
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