segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os 4 P´s do Marketing para Fotografia

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Para quem não está familiarizado com essa terminologia, os 4 P`s do Marketing são também conhecidos como Composto ou Mix de Marketing, o que nada mais é do que um conjunto de fatores que devem ser levados em conta quando se trata de elaborar e executar uma estratégia de marketing.
Esse termo foi formulado pela primeira vez em 1960, no livro Basic Marketing de Jerome McCarthy, quando definiu os quatro elementos que compõe o composto de marketing. São eles: Produto, Preço, Promoção e Praça.
Toda e qualquer atividade econômica que se pretenda desenvolver deve necessariamente levar em consideração esses quatro elementos se quiser obter retorno econômico. Na fotografia não poderia deixar de ser dessa forma.
Antes mesmo de se iniciar a atividade, o fotógrafo deve incluir esses quatro pontos em seu planejamento. E se já estiver estabelecido no mercado, pensar nesses pontos pode ajuda-lo a redefinir sua estratégia de abordagem ao mercado de modo a obter maior retorno de sua atividade.



O composto de marketing é definido pelos seguintes pontos:

Produto
O que você vende? Papel encadernado, imagens no DVD ou memória, afetividade, documentação? Por mais inacreditável que possa parecer, um grande número de fotógrafos se equivoca ao definir o produto ou serviço que está oferecendo ao mercado. Como exemplo, imagine dois fabricantes de batom. Um deles acredita que está no ramo de cosméticos, oferecendo pigmento para os lábios. O outro sabe que está no mercado da vaidade, e vende beleza, sensualidade, atratividade, autoestima. Adivinhe quem está no mercado certo.

Preço
Oferecer preço simplesmente é tratar seu trabalho como uma commoditie, que é aquele tipo de produto que, por não ter qualquer diferenciação em nenhum lugar do mundo, tem seu preço definido com base nos custos de produção. Quando se pensa em fotografia, deve-se pensar em valor, e não em preço. Quanto vale aquele serviço para aquele cliente? O fotógrafo que baseia seus preços somente na concorrência ou nos custos de produção estará dando um tiro no próprio pé e, a menos que mude seu modelo de negócio, sairá do mercado mais cedo ou mais tarde. Não tenha medo de oferecer valor ao mercado. O processo pode demorar, mas é possível alcançar um diferencial de qualidade que justifique preços mais altos.

Promoção
Quando se fala em promoção, não estamos nos referindo somente a política de descontos tipo leve 3, pague 2. A promoção está diretamente ligada à comunicação da sua oferta de serviços ou produtos ao mercado. Seu objetivo é estimular o consumo daquilo que você vende e isso inclui, além de descontos de preço, sua divulgação, promoções de vendas, relações públicas, publicidade, e-mail marketing, blog, site, etc.

Praça
Também conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição. Nem toda atividade em fotografia precisa ser estabelecida em um ponto comercial. Se você, por exemplo, trabalha com fotografia submarina para plataformas de petróleo ou estaleiros, não vai precisar ter um estúdio em uma rua movimentada.

A praça então é todo o conjunto de ações e pessoas que fazem a ligação do seu produto com o consumidor.  Aonde e como você vende sua fotografia? Você vende fotos para decoração em sua página na internet? Ou você conta com uma rede de lojas de decoração para isso? Você possui vendedores para oferecer seu trabalho de fotografia de eventos? Ou possui um agente que vende seu trabalho em agências de publicidade?

Aqui já dá para compreender que os 4 P´s do marketing devem sempre ser pensados em conjunto pois estão todos inter-relacionados. Assim, todo fotógrafo deve definir esses pontos com precisão e elaborar uma estratégia de marketing adequada ao mercado que atua.
Para sua tranquilidade, saiba que aquele fotógrafo que cobra uma miséria por e acaba tirando seu cliente de você, estará cavando a própria cova e certamente sairá do mercado mais cedo ou mais tarde.

O mundo está realmente mais competitivo e sairá na frente aquele que começar a se preocupar em elevar seu próprio nível profissional e começar a encarar sua fotografia como um negócio que tem que ter marketing, vendas, administração, finanças, gestão de pessoas, etc.
Pense nisso e faça a diferença.


Eduardo Becker - © 2012

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