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Seja diferente. Procure em seu trabalho algo que seja único. Pode
ser o jeito que você promove seu trabalho, um atendimento diferenciado aos seus
clientes, um slogan ou um uso inédito para sua fotografia. Estude o mercado,
seus concorrentes, busque referências em sites internacionais e veja o que você
pode fazer de diferente – e venda isso.
Faça parcerias. Procure por empresas que possuam sinergia com seu
tipo de cliente, ou seja, que tenham o mesmo público alvo que você. Estabeleça
uma parceria onde vocês possam promover o serviço um do outro, em benefício de
ambos.
Segmente seu mercado. Procure nichos específicos para atuar,
criando produtos que atendam as necessidades específicas daquele segmento.
Expanda seu mercado de atuação. Existem inúmeras oportunidades
ainda não exploradas no mercado da fotografia. Estude, leia, pesquise outros
ramos de atividade parecidos com o seu em busca de ideias inspiradoras. Por
exemplo, você sabia que o governo frequentemente compra serviços fotográficos?
E que é obrigado por força de lei a comprar de microempresas produtos e
serviços com valores até 80 mil reais?
Converse com seus clientes. Peça a eles feedback sobre seu
trabalho. Pergunte o que você poderia fazer para melhor atende-los ou que
serviços adicionais eles gostariam de ter. Se pelas respostas você perceber uma
tendência, crie ações nessa direção.
Coloque seus serviços na internet caso ainda não tenha feito isso.
Coloque seu nome no Google Places.
Envolva-se nas mídias sociais. Pergunte a seus clientes que grupos
costumam frequentar ou que serviços eles assinam. Entre nesses grupos,
interesse-se pelos assuntos ali tratados.
Preencha seu perfil corretamente nas mídias sociais. Ao cadastrar-se,
procure colocar todas as informações relevantes sobre seu trabalho, formas de
contato, endereço web, etc.
Use mala direta. Em tempos de internet, a velha mala direta acabou
se tornando um diferencial que funciona muito bem.
Envie cartões postais a seus clientes de consumo frequente para
lembra-los de que já está na hora de fazer um novo orçamento. Use datas
especiais como o aniversário dos filhos, do casamento, ou a renovação de
cardápios do restaurante que você atende.
Anuncie seus serviços e publicações locais como guias de bairro,
jornais da sua cidade, revistas de nicho.
Faça folders e flyers e os distribua em lojas, consultórios,
academias e locais frequentados por seu público alvo.
Coloque banners em outros sites na modalidade pay-per-click. É um modo relativamente barato de atrair clientes
para seu site na internet.
Seja proativo e persistente. Você não aprendeu andar de bicicleta
pensando em como fazê-lo. Você simplesmente subiu em sua bike e foi tentando
até conseguir. Marketing é quase a mesma coisa. São as ações repetidas e
duradouras que surtem os melhores efeitos.
Eduardo Becker - © 2012
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