quinta-feira, 26 de julho de 2012

15 dicas para ampliar seus negócios

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Seja diferente. Procure em seu trabalho algo que seja único. Pode ser o jeito que você promove seu trabalho, um atendimento diferenciado aos seus clientes, um slogan ou um uso inédito para sua fotografia. Estude o mercado, seus concorrentes, busque referências em sites internacionais e veja o que você pode fazer de diferente – e venda isso.

Faça parcerias. Procure por empresas que possuam sinergia com seu tipo de cliente, ou seja, que tenham o mesmo público alvo que você. Estabeleça uma parceria onde vocês possam promover o serviço um do outro, em benefício de ambos.

Segmente seu mercado. Procure nichos específicos para atuar, criando produtos que atendam as necessidades específicas daquele segmento.

Expanda seu mercado de atuação. Existem inúmeras oportunidades ainda não exploradas no mercado da fotografia. Estude, leia, pesquise outros ramos de atividade parecidos com o seu em busca de ideias inspiradoras. Por exemplo, você sabia que o governo frequentemente compra serviços fotográficos? E que é obrigado por força de lei a comprar de microempresas produtos e serviços com valores até 80 mil reais?

Converse com seus clientes. Peça a eles feedback sobre seu trabalho. Pergunte o que você poderia fazer para melhor atende-los ou que serviços adicionais eles gostariam de ter. Se pelas respostas você perceber uma tendência, crie ações nessa direção.

Coloque seus serviços na internet caso ainda não tenha feito isso.

Coloque seu nome no Google Places.

Envolva-se nas mídias sociais. Pergunte a seus clientes que grupos costumam frequentar ou que serviços eles assinam. Entre nesses grupos, interesse-se pelos assuntos ali tratados.

Preencha seu perfil corretamente nas mídias sociais. Ao cadastrar-se, procure colocar todas as informações relevantes sobre seu trabalho, formas de contato, endereço web, etc.

Use mala direta. Em tempos de internet, a velha mala direta acabou se tornando um diferencial que funciona muito bem.

Envie cartões postais a seus clientes de consumo frequente para lembra-los de que já está na hora de fazer um novo orçamento. Use datas especiais como o aniversário dos filhos, do casamento, ou a renovação de cardápios do restaurante que você atende.

Anuncie seus serviços e publicações locais como guias de bairro, jornais da sua cidade, revistas de nicho.

Faça folders e flyers e os distribua em lojas, consultórios, academias e locais frequentados por seu público alvo.

Coloque banners em outros sites na modalidade pay-per-click. É um modo relativamente barato de atrair clientes para seu site na internet.

Seja proativo e persistente. Você não aprendeu andar de bicicleta pensando em como fazê-lo. Você simplesmente subiu em sua bike e foi tentando até conseguir. Marketing é quase a mesma coisa. São as ações repetidas e duradouras que surtem os melhores efeitos.


  Eduardo Becker - © 2012

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