quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vanity Business - Fature com a sua paixão

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos


Em inglês, a palavra vanity significa vaidade. Em fotografia, Vanity Business é um modelo de negócios onde o principal objetivo é expor e rentabilizar as fotografias que você faz por paixão.Não é exatamente a mesma coisa que entrar para o organizado e seletivo mercado de artes, mas é uma forma de ganhar visibilidade e ao mesmo tempo financiar seu hobby.
 
Obviamente, e a menos que você seja um fotógrafo muito conhecido, as chances de você ficar rico com esse tipo de atividade são pequenas e poucos são os que sobrevivem exclusivamente desse trabalho. Mas certamente, se tiver um bom trabalho, você poderá tranquilamente financiar seu hobby e, de quebra, poderá abrir as portas para novas possibilidades.

O Vanity Business é a melhor forma de conciliar paixão e faturamento. Nele, o fotógrafo mantém a fotografia como um trabalho paralelo, desenvolvido por puro prazer, com a vantagem adicional de poder comercializar sua produção.

Embora aqui no Brasil sejam praticamente inexistentes, as Vanity Galleries são um bom lugar para expor e comercializar suas fotografias.  Lembre-se que o mundo está globalizado e nada impede que você exponha seu trabalho, por exemplo, no Japão. Esse tipo de galeria é um espaço em o fotógrafo paga uma pequena taxa para expor seu trabalho, como se fosse um "aluguel" pelo espaço. Como a galeria está inserida no circuito das artes, recebe visitas constantemente e, entre elas, potenciais compradores. Uma Vanity Gallery sobrevive mais da locação do seu espaço do que propriamente intermediando a venda de fotografia. Ainda assim, é vantajoso para o fotógrafo que ganhará visibilidade para o seu trabalho .
 
Uma outra alternativa é o fotógrafo expor seu trabalho em feiras, livrarias, cafés ou festivais de arte. E não apenas expor, mas colocar prints à venda a preços módicos. Não são poucas as pessoas que gostam de colocar belas imagens nas paredes de casa e que certamente comprarão uma ou duas cópias do seu trabalho para decorar seus lares e escritórios.

Há ainda a opção de se mandar imprimir cartões postais com suas imagens para venda em papelarias e livrarias. Há inúmeros compradores em busca de imagens originais para presentear entes queridos.

Se você possui um bom número de imagens guardadas em seu computador, pense em rentabiliza-las por meio desse modelo de negócio. É uma ótima maneira de financiar seu hobby, e tornar conhecido seu trabalho, com a vantagem adicional de se ter a liberdade de fotografar o que quiser, quando quiser.

Eduardo Becker - © 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário