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De um modo geral, o gosto pela
fotografia começa bem cedo na vida das pessoas. Começam a fotografar por hobby
e, cedo ou tarde, começa surgir a vontade de se dedicar a essa atividade em
tempo integral. A partir disso, muitos fotógrafos decidem transformar sua
atividade em algo mais sério com o objetivo de aliar paixão, realização
profissional e claro, renda. Não fosse o aspecto financeiro, passaríamos o
resto de nossas vidas fotografando de graça, por puro prazer.
Contudo, quando decidimos trocar
nosso trabalho por dinheiro, entram em cena alguns aspectos um pouco distantes
daquele ideal artístico de produzir belas imagens. Há uma boa distância entre
fotografar o que, quando e como se quer, e fotografar para atender as necessidades
de outra pessoa, no caso, seu cliente. Isso significa que você terá que provar
ao seu cliente que você é o profissional capaz de atender aquela necessidade,
resolver aquele problema, da melhor forma possível, no prazo que o cliente quer
e pelo preço que ele pode pagar.
Por isso, goste ou não, o
fotógrafo que se profissionaliza tem necessariamente que aprender vender seu
trabalho.
A boa notícia é que vender é uma
habilidade inata e todo mundo, consciente ou não, vende o tempo todo. Você está
constantemente vendendo a si mesmo para sua família, seus filhos, seus amigos.
Quando está numa roda de amigos e tenta convencer alguém a respeito do seu
ponto de vista sobre determinado assunto você está vendendo suas opiniões e
crenças.
Vender é basicamente isso, ou
seja, é utilizar-se de meios e técnicas que conduzam alguém a tomar uma decisão
em favor daquilo que você oferece, seja uma opinião, uma crença ou um serviço
fotográfico.
Da próxima vez que for visitar um
cliente, tenha em mente que você está lá para ajudá-lo a resolver um problema
ou preencher uma necessidade. Cabe a você convencê-lo que é capaz de cumprir
com essa tarefa do modo mais criativo, rápido, e pelo preço mais adequado.
Estude bastante, aprenda diversas
técnicas de venda que o ajudarão a melhorar ainda mais sua capacidade inata de
convencer as pessoas sobre suas idéias.
Isso trará reflexos positivos na sua profissão, e na sua vida pessoal.
Muito bom Eduardo parabéns... eu tava precisando muito ler isso rss valeu mesmo
ResponderExcluirGabriel
gostei muito desse tema abordado por voce, negociação com alguns clientes é complicada...
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