terça-feira, 3 de julho de 2012

O que fazer para aumentar o lucro do seu trabalho

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Finanças! Aí está um tema que mexe com os nervos de muita gente. Alias, se você não estiver na lista da Forbes, provavelmente terá o dinheiro como uma das preocupações da vida. Nunca ganhamos o suficiente para tudo o que desejamos e, na maioria dos casos, sempre estamos no limite de nossas possibilidades financeiras.
Se você é um daqueles felizardos que não têm algum tipo de problema relacionado com dinheiro, ótimo. Mas se tem, esse artigo é para você.
 
Outro dia uma amiga, dona de uma grande loja de vinhos na minha cidade, estava lamentando que "sobrava mês no final do faturamento". Imediatamente eu disse a ela que só existiam duas formas de fazer sobrar mais dinheiro no final do mês: ou ela baixava os custos da sua loja, ou aumentava o faturamento.
 
A receita, tão simples de ser ministrada, mostra-se bastante complexa no momento em que se tenta aplicá-la. E é difícil porque o lado da equação que sugere baixar os custos, implica necessariamente em uma revisão nos seus gastos – inclusive pessoais - com a inevitável cota de sacrifício. Do outro lado, requer uma trabalheira danada pra ir atrás de novos clientes e convencê-los a comprar de você aquilo que tem a oferecer.
 
Na dúvida, faça os dois. Existem inúmeros modos de se baixar custos, desde o emprego de técnicas e auxílio de tecnologia, até o controle da própria ansiedade - quem nunca se deixou seduzir por um produto e usou o cartão de crédito na esperança que daria pra pagar?. Existe também um conjunto enorme de possibilidades de se aumentar suas vendas e também sua capacidade de produção.
Antes, contudo, de sair cortando gastos ou telefonando para um monte de gente tentando vender o seu trabalho, você deve implantar controles precisos de tudo o que é feito com o dinheiro que entra. 
 
Faça um fluxo de caixa contendo todo o seu histórico de gastos. Se ainda não tem um histórico, é bom começar a coletar dados para ter um em breve. Com essa informação, você poderá ver pra onde o dinheiro está indo.
 
Faça também um fluxo de caixa com a previsão futura de gastos e faturamento. Ele permitirá que você planeje com antecedência a compra daquela lente que precisa, a troca de um equipamento ou carro e, mais importante, alerta para os períodos de baixo faturamento permitindo que você tenha tempo de preparar promoções ou ações que cubram a redução de faturamento naquele período sazonal.
 
Gestão financeira é algo trabalhoso e, para alguns, até mesmo chato. Mas se você escolheu tirar o seu sustento da sua atividade como fotógrafo profissional, não há outro jeito. Melhor usar parte do seu tempo para administrar as finanças do que não fazer nada, correndo o risco de, no futuro, não ter mais o que administrar.

Eduardo Becker - © 2012

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