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Finanças! Aí está um tema que mexe com os nervos de muita
gente. Alias, se você não estiver na lista da Forbes, provavelmente terá o
dinheiro como uma das preocupações da vida. Nunca ganhamos o suficiente para
tudo o que desejamos e, na maioria dos casos, sempre estamos no limite de nossas
possibilidades financeiras.
Se você é um daqueles felizardos que não têm algum tipo de
problema relacionado com dinheiro, ótimo. Mas se tem, esse artigo é para você.
Outro dia uma amiga, dona de uma grande loja de vinhos na
minha cidade, estava lamentando que "sobrava mês no final do faturamento".
Imediatamente eu disse a ela que só existiam duas formas de fazer sobrar mais
dinheiro no final do mês: ou ela baixava os custos da sua loja, ou aumentava o faturamento.
A receita, tão simples de ser ministrada, mostra-se bastante
complexa no momento em que se tenta aplicá-la. E é difícil porque o lado da
equação que sugere baixar os custos, implica necessariamente em uma revisão nos
seus gastos – inclusive pessoais - com a inevitável cota de sacrifício. Do
outro lado, requer uma trabalheira danada pra ir atrás de novos clientes e
convencê-los a comprar de você aquilo que tem a oferecer.
Na dúvida, faça os dois. Existem inúmeros modos de se baixar
custos, desde o emprego de técnicas e auxílio de tecnologia, até o controle da própria ansiedade - quem nunca se deixou seduzir por um produto e usou o cartão de crédito na esperança que daria pra pagar?. Existe também um conjunto enorme de possibilidades de se aumentar suas
vendas e também sua capacidade de produção.
Antes, contudo, de sair cortando gastos ou telefonando para
um monte de gente tentando vender o seu trabalho, você deve implantar controles
precisos de tudo o que é feito com o dinheiro que entra.
Faça um fluxo de caixa contendo todo o seu histórico de
gastos. Se ainda não tem um histórico, é bom começar a coletar dados para ter
um em breve. Com essa informação, você poderá ver pra onde o dinheiro está
indo.
Faça também um fluxo de caixa com a previsão futura de
gastos e faturamento. Ele permitirá que você planeje com antecedência a compra
daquela lente que precisa, a troca de um equipamento ou carro e, mais
importante, alerta para os períodos de baixo faturamento permitindo que você
tenha tempo de preparar promoções ou ações que cubram a redução de faturamento
naquele período sazonal.
Gestão financeira é algo trabalhoso e, para alguns, até
mesmo chato. Mas se você escolheu tirar o seu sustento da sua atividade como
fotógrafo profissional, não há outro jeito. Melhor usar parte do seu tempo para
administrar as finanças do que não fazer nada, correndo o risco de, no futuro,
não ter mais o que administrar.
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