Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos
É bastante comum encontrar
fotógrafos que investem boa parte do seu tempo e de seu dinheiro em iniciativas
de marketing que não correspondem aos resultados esperados.
Uma das possíveis razões para
isso é o desconhecimento do uso correto e eficiente das ferramentas de
marketing.
Isso não é uma característica
exclusiva de fotógrafos mas é algo muito comum entre todos os tipos de
proprietários de pequenos negócios que ingenuamente acreditam que 1 ação de
marketing será capaz de atrair 100 novos clientes. Isso infelizmente não existe.
Mas existem centenas de modos de atrair 1 novo cliente.
O processo de atração e conquista
de novos clientes é sempre e necessariamente baseado em um conjunto de ações
que se complementam e que devem ser aplicadas continuamente. Principalmente –
mas não só – no começo da carreira ou na inauguração de um estúdio, esse
processo é lento. Um cliente aqui, outro acolá e paulatinamente vemos nossa
carteira de clientes crescer e tomar forma.
Nesse intervalo, muitos serão os
erros, enganos e tropeços, e isso é inevitável até que encontremos o conjunto
de ações que melhor funcionem para aquele tipo estúdio, naquele momento e
naquelas condições de mercado.
Não, não é fácil e isso exige do
fotógrafo bastante estudo, empenho, persistência, muita determinação e um
adequado montante de capital de giro até que o negócio engrene.
Vemos muitos fotógrafos que ainda
mantêm a ilusão de que basta uma boa dose de talento para obter sucesso no ramo
fotográfico. Esse tipo de empreendimento ou carreira, é um negócio como outro
qualquer, tão trabalhoso como uma loja, um açougue ou uma firma de consultoria.
O profissional tem que, além de saber fotografar, saber também operar uma
pequena empresa. Contabilidade, finanças, dimensionamento de capital de giro,
contratos, modelo de negócio, mercado, concorrência, marketing, vendas e muitos
outros temas devem estar na ponta da língua de qualquer um que queira se
aventurar a trabalhar por conta própria, e muito mais ainda se decidir ter um
estúdio com uma estrutura que funcionem, assistentes, contador, funcionários e
tudo o mais.
Assim, não se iluda. Você é um
empresário antes de ser um fotógrafo, ainda que sua empresa seja apenas você em
um quartinho nos fundos da sua casa.
Então, se quiser atrair novos
clientes, deve entender de marketing e também de vendas, e deve saber que
marketing é diferente de publicidade, porque não basta colocar um único anúncio
em uma revista importante e achar que todo mundo virá correndo contratá-lo.
Marketing, repito, é um conjunto de ações que devem ser planejadas, mensuradas,
executadas e monitoradas. Caso contrário, você perderá não só seu tempo ou seu
dinheiro, mas perderá a chance de construir uma clientela fiel e boa pagadora
pelos seus serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário