segunda-feira, 23 de julho de 2012

O uso eficiente de ferramentas de marketing


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É bastante comum encontrar fotógrafos que investem boa parte do seu tempo e de seu dinheiro em iniciativas de marketing que não correspondem aos resultados esperados.
Uma das possíveis razões para isso é o desconhecimento do uso correto e eficiente das ferramentas de marketing.

Isso não é uma característica exclusiva de fotógrafos mas é algo muito comum entre todos os tipos de proprietários de pequenos negócios que ingenuamente acreditam que 1 ação de marketing será capaz de atrair 100 novos clientes. Isso infelizmente não existe. Mas existem centenas de modos de atrair 1 novo cliente.

O processo de atração e conquista de novos clientes é sempre e necessariamente baseado em um conjunto de ações que se complementam e que devem ser aplicadas continuamente. Principalmente – mas não só – no começo da carreira ou na inauguração de um estúdio, esse processo é lento. Um cliente aqui, outro acolá e paulatinamente vemos nossa carteira de clientes crescer e tomar forma.

Nesse intervalo, muitos serão os erros, enganos e tropeços, e isso é inevitável até que encontremos o conjunto de ações que melhor funcionem para aquele tipo estúdio, naquele momento e naquelas condições de mercado.

Não, não é fácil e isso exige do fotógrafo bastante estudo, empenho, persistência, muita determinação e um adequado montante de capital de giro até que o negócio engrene.

Vemos muitos fotógrafos que ainda mantêm a ilusão de que basta uma boa dose de talento para obter sucesso no ramo fotográfico. Esse tipo de empreendimento ou carreira, é um negócio como outro qualquer, tão trabalhoso como uma loja, um açougue ou uma firma de consultoria. O profissional tem que, além de saber fotografar, saber também operar uma pequena empresa. Contabilidade, finanças, dimensionamento de capital de giro, contratos, modelo de negócio, mercado, concorrência, marketing, vendas e muitos outros temas devem estar na ponta da língua de qualquer um que queira se aventurar a trabalhar por conta própria, e muito mais ainda se decidir ter um estúdio com uma estrutura que funcionem, assistentes, contador, funcionários e tudo o mais.

Assim, não se iluda. Você é um empresário antes de ser um fotógrafo, ainda que sua empresa seja apenas você em um quartinho nos fundos da sua casa.

Então, se quiser atrair novos clientes, deve entender de marketing e também de vendas, e deve saber que marketing é diferente de publicidade, porque não basta colocar um único anúncio em uma revista importante e achar que todo mundo virá correndo contratá-lo. Marketing, repito, é um conjunto de ações que devem ser planejadas, mensuradas, executadas e monitoradas. Caso contrário, você perderá não só seu tempo ou seu dinheiro, mas perderá a chance de construir uma clientela fiel e boa pagadora pelos seus serviços.

Eduardo Becker - © 2012

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