Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos
Uma boa parte dos fotógrafos que conheço são verdadeiros
aficionados por equipamentos e tecnologia. Sonham em possuir aquela super
lente, a última novidade em equipamento, seja ele fotográfico ou computadores e
tablets. Empregar horas a fio na busca de informações técnicas em fóruns, sites
de avaliação e em conversas com outros fotógrafos. Eles são dotados de uma
imensa fome tecnológica.
Há outros tantos que são quase que viciados em livros de
fotografia. Passam horas em livrarias ou em sites de internet olhando imagens
feitas por outros fotógrafos ou até mesmo pintores e ilustradores. São os que
têm fome visual.
Tudo isso é extremamente importante, porque um bom fotógrafo
tem que estar atualizado em relação à evolução tecnológica de suas ferramentas
de trabalho. Têm também que olhar e estudar muitas imagens, porque é a partir
desse repertório que poderá criar imagens belas e impressionantes.
Uma boa parte dos fotógrafos acima mencionados é, ou está em
vias de se tornar, profissional da fotografia. Só pra lembrar, fotógrafo
profissional é aquele em tem a fotografia
como atividade remunerada.
Entre esses, tenho visto pouquíssimos com outras fomes
igualmente importantes. A fome de estudar técnicas de marketing e vendas, por
exemplo, cujo conhecimento é fundamental par trazer mais clientes e
consequentemente dinheiro pra dentro do estúdio. Vejo também poucos deles terem
alguma fome em saber os assuntos que interessam a seus clientes. Por exemplo,
se eu sou um fotógrafo de comida, terei como clientes pessoas que tem na comida
sua fonte de renda, seja em um restaurante, um mercado ou coisa que o valha.
Ora, se eu tiver um real interesse pelos assuntos que
interessam ao meu cliente, me tornarei mais próximo dele porque partilharemos
do mesmo gosto. Se eu for para uma reunião com o cliente e demonstrar, em minha
conversa, que não entendo do negócio dele, estarei sob o risco de perder aquele
cliente para outro fotógrafo que conheça profundamente as necessidades daquele
cliente. Suas chances de vender um serviço alguém aumentam na razão direta do
seu entendimento dos assuntos relacionados aos interesses daqueles pra quem
você quer fotografar.
Além disso, há a questão da gestão da sua empresa de
serviços fotográficos. Ainda que ela seja no escritório da sua casa, não deixa
de ser uma empresa que, para sobreviver, tem que ser bem administrada.
Tente lembrar quando foi a última vez que você frequentou um
curso de vendas, de gestão financeira, de marketing. E se fez, com que
frequência se atualiza e busca novas informações que poderiam lhe ajudar a
faturar mais?
Cursos e livros sobre esses temas não custam caro. Pelo
menos não tão caro quanto aquela lente f:2.0 que você quer tanto comprar. Só que uma lente talvez não faça você ganhar
mais dinheiro. Conhecimento sim, faz você ganhar dinheiro suficiente para
comprar aquela lente entre outras coisas.
O dinheiro aplicado em conhecimento sobre gestão não é
considerado gasto, mas investimento. Porque volta para o seu bolso
multiplicado.
Se você pensa em se profissionalizar ou já é fotógrafo
profissional, passe em retrospecto sua vida profissional, seus interesses
imediatos relativos à fotografia e faça uma autoanálise, diante do espelho,
perguntando-se: Você tem fome de que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário