terça-feira, 3 de julho de 2012

Diga-me onde andas e eu te direi o quanto vendes

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A internet proporciona um meio de comunicação sem limites entre toda e qualquer pessoa que esteja conectada. É possível obter informações e contatos virtualmente com qualquer pessoa ou negócio do planeta. Em meio a essa infinidade de informações, observa-se a formação de nichos específicos de pessoas atraídas por um mesmo assunto. Não seria diferente, com a fotografia. Com alguns segundos de busca, pode-se encontrar sites em todos os nichos da fotografia profissional, amadora, artística e em todas as suas subdivisões como Fine Art, Casamento, Esporte, Preto e Branco, Lomo, etc.
 
É natural portanto que o fotógrafo ocupe boa parte de seu tempo navegando por sites de seu interesse. Uma das decorrências desse comportamento é a reunião de fotógrafos em guetos como fóruns, Facebook, Twitter e tantas outras comunidades que estão à distância de meia dúzia de cliques.
 
Assim, nas minhas andanças pela internet, vejo um número considerável de fotógrafos que emprega boa parte do seu tempo – que é um recurso escasso por definição – em fóruns e comunidades de fotógrafos. Nada contra e muito pelo contrário. Conhecer os últimos lançamentos tecnológicos, obter uma dica preciosa para fazer aquela foto difícil, saber de antemão os novos concursos, feiras e exposições e fazer amigos, são coisas válidas e desejáveis para qualquer praticante de fotografia.
 
Mas, se você decidiu-se pela fotografia como meio de vida, aquela atividade que coloca o arroz com feijão na sua mesa e paga a escola dos seus filhos, já se perguntou o quanto esse tempo empregado em comunidades fotográficas tem contribuído para o incremento de suas vendas? De todas as pessoas com as quais você está conectado, quantas delas trouxeram efetivamente novos negócios para você? E se trouxeram, qual o valor financeiro do caixa gerado dividido pela quantidade de tempo que você empregou dedicando-se a comunidades de fotógrafos na internet? Colocado assim pode parecer algo frio e impessoal, mas estamos falando de negócios, de faturamento e de sobrevivência. Afinal, temos que pagar as contas no fim do mês.
 
Uma vez que o tempo é um recurso que não pode ser multiplicado, deveríamos utilizá-lo da maneira possível e em benefício de nosso faturamento. Não estou, de forma alguma, sugerindo que deveríamos largar os amigos e cair de cabeça no capitalismo selvagem. Mas é triste ver inúmeros fotógrafos com um trabalho de qualidade reclamando que não conseguem vender o seu trabalho, e para isso dão uma série de justificativas. Uma hora é aquele sobrinho do cliente que faz foto de produto cobrando uma miséria por clique, outra hora é aquele fotógrafo que quer entrar no mercado e joga o preço nas profundezas abissais, e outra ainda é aquele fotógrafo que parou no tempo e fica o tempo todo reclamando que os clientes sumiram e ele não tem a menor ideia do por quê. Justificativas não trazem faturamento – ações trazem.
 
Além de proporcionar lazer, a internet é uma ferramenta fantástica para promoções, marketing e networking que se, usada adequadamente, pode converter seu tempo em dinheiro. Basta para isso que você frequente as comunidades certas. Perceba que frequentar comunidades de fotógrafos pode te trazer muita coisa, menos faturamento. Afinal, de certa forma, eles são seus concorrentes. Se você vende fotografia de casamento, porque então não começar a frequentar comunidades que tratem do assunto. Que tal fazer um site ou blog que oriente noivas e noivos sobre assuntos relacionados ao grande dia? Se você fotografa esportes, o que acha de começar a frequentar as mesmas comunidades que o seu comprador de foto esportiva frequenta?
 
Estar no lugar certo e na hora certa, não é obra do acaso. Você tem que entender quem é o seu cliente, do que ele gosta, que comunidades ele frequenta, quais são seus anseios, dúvidas e necessidades. Sabendo disso, você poderá gerar informação útil de forma a motivar seus clientes a frequentar seu blog, Twitter, Facebook, etc. Isso ajudará você a se tornar conhecido e lembrado na hora em que aquele cliente precisar de serviços fotográficos.
Quando acabar de ler este artigo, sugiro que vá até sua página no Facebook, Orkut e Twitter, e dê uma olhada em quem está na sua comunidade. Veja também nos seus Favoritos que fóruns você frequenta. Numa rápida olhada você será capaz de dizer o quanto seu networking contribui para o seu faturamento.
 
Então, na próxima vez que você procurar um fórum para participar, lembre-se que essa participação irá ocupar uma parte do seu tempo. Melhor seria que você pudesse converter esse tempo em novos negócios. Então, se quiser aumentar seu faturamento, freqüente as comunidades certas.

Eduardo Becker - © 2012

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