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A internet proporciona um meio de
comunicação sem limites entre toda e qualquer pessoa que esteja conectada. É
possível obter informações e contatos virtualmente com qualquer pessoa ou
negócio do planeta. Em meio a essa infinidade de informações, observa-se a
formação de nichos específicos de pessoas atraídas por um mesmo assunto. Não
seria diferente, com a fotografia. Com alguns segundos de busca, pode-se
encontrar sites em todos os nichos da fotografia profissional, amadora,
artística e em todas as suas subdivisões como Fine Art, Casamento, Esporte,
Preto e Branco, Lomo, etc.
É natural portanto que o
fotógrafo ocupe boa parte de seu tempo navegando por sites de seu interesse.
Uma das decorrências desse comportamento é a reunião de fotógrafos em guetos
como fóruns, Facebook, Twitter e tantas outras comunidades que estão à
distância de meia dúzia de cliques.
Assim, nas minhas andanças pela
internet, vejo um número considerável de fotógrafos que emprega boa parte do
seu tempo – que é um recurso escasso por definição – em fóruns e comunidades de
fotógrafos. Nada contra e muito pelo contrário. Conhecer os últimos lançamentos
tecnológicos, obter uma dica preciosa para fazer aquela foto difícil, saber de
antemão os novos concursos, feiras e exposições e fazer amigos, são coisas
válidas e desejáveis para qualquer praticante de fotografia.
Mas, se você decidiu-se pela
fotografia como meio de vida, aquela atividade que coloca o arroz com feijão na
sua mesa e paga a escola dos seus filhos, já se perguntou o quanto esse tempo
empregado em comunidades fotográficas tem contribuído para o incremento de suas
vendas? De todas as pessoas com as quais você está conectado, quantas delas
trouxeram efetivamente novos negócios para você? E se trouxeram, qual o valor
financeiro do caixa gerado dividido pela quantidade de tempo que você empregou
dedicando-se a comunidades de fotógrafos na internet? Colocado assim pode
parecer algo frio e impessoal, mas estamos falando de negócios, de faturamento
e de sobrevivência. Afinal, temos que pagar as contas no fim do mês.
Uma vez que o tempo é um recurso
que não pode ser multiplicado, deveríamos utilizá-lo da maneira possível e em
benefício de nosso faturamento. Não estou, de forma alguma, sugerindo que
deveríamos largar os amigos e cair de cabeça no capitalismo selvagem. Mas é
triste ver inúmeros fotógrafos com um trabalho de qualidade reclamando que não
conseguem vender o seu trabalho, e para isso dão uma série de justificativas.
Uma hora é aquele sobrinho do cliente que faz foto de produto cobrando uma
miséria por clique, outra hora é aquele fotógrafo que quer entrar no mercado e
joga o preço nas profundezas abissais, e outra ainda é aquele fotógrafo que
parou no tempo e fica o tempo todo reclamando que os clientes sumiram e ele não
tem a menor ideia do por quê. Justificativas não trazem faturamento – ações
trazem.
Além de proporcionar lazer, a
internet é uma ferramenta fantástica para promoções, marketing e networking que
se, usada adequadamente, pode converter seu tempo em dinheiro. Basta para isso
que você frequente as comunidades certas. Perceba que frequentar comunidades de
fotógrafos pode te trazer muita coisa, menos faturamento. Afinal, de certa
forma, eles são seus concorrentes. Se você vende fotografia de casamento,
porque então não começar a frequentar comunidades que tratem do assunto. Que
tal fazer um site ou blog que oriente noivas e noivos sobre assuntos
relacionados ao grande dia? Se você fotografa esportes, o que acha de começar a
frequentar as mesmas comunidades que o seu comprador de foto esportiva
frequenta?
Estar no lugar certo e na hora
certa, não é obra do acaso. Você tem que entender quem é o seu cliente, do que
ele gosta, que comunidades ele frequenta, quais são seus anseios, dúvidas e
necessidades. Sabendo disso, você poderá gerar informação útil de forma a
motivar seus clientes a frequentar seu blog, Twitter, Facebook, etc. Isso
ajudará você a se tornar conhecido e lembrado na hora em que aquele cliente
precisar de serviços fotográficos.
Quando acabar de ler este artigo,
sugiro que vá até sua página no Facebook, Orkut e Twitter, e dê uma olhada em
quem está na sua comunidade. Veja também nos seus Favoritos que fóruns você
frequenta. Numa rápida olhada você será capaz de dizer o quanto seu networking
contribui para o seu faturamento.
Então, na próxima vez que você
procurar um fórum para participar, lembre-se que essa participação irá ocupar
uma parte do seu tempo. Melhor seria que você pudesse converter esse tempo em
novos negócios. Então, se quiser aumentar seu faturamento, freqüente as
comunidades certas.
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