terça-feira, 17 de julho de 2012

Definindo suas metas de vendas

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos


Como você consegue seus clientes? Possui um trabalho ativo de prospecção de clientes? Ou você espera que a propaganda boca a boca funcione? Você tem atingido suas metas de faturamento? Alias, você tem metas de faturamento definidas?
Pois é, sobreviver de fotografia passa por outros aspectos além de pegar sua câmera e produzir imagens.
 
Você certamente precisa trocar ou incrementar seu equipamento periodicamente, trocar de computador, efetuar a manutenção dos eletrônicos, pagar o seu próprio salário e um sem número de despesas que precisam ser bancadas com o faturamento do seu estúdio.
Se essas despesas forem calculáveis, previsíveis e periódicas, isso significa que você deverá ter um faturamento que corresponda a essas necessidades.
 
Pra isso, é necessário que se crie um plano de metas de faturamento de modo que se possa prever com um certo grau de exatidão quanto dinheiro entrará no caixa do seu estúdio ao longo de próximo período, que poderá ser definido como algo entre seis meses e um ano.
Mas como ninguém pode prever o futuro com absoluta certeza, há que se fazer um trabalho de captação de clientes que, supõe-se, comprarão o mix de serviços que você oferece e garantirão o faturamento esperado.
 
Claro que não há certezas nos resultados desse tipo de ação. Alias, não há certeza nenhuma em qualquer atividade comercial, seja seu estúdio, seja a padaria da esquina, seja a fábrica de automóveis. O que há é o esforço de se definir metas e correr atrás do cliente.
Tudo começa com a definição de metas. Talvez no início fique um pouco mais difícil prever qual será o índice de acerto de seus esforços de venda, porque lhe falta um histórico de ações semelhantes. Mas com o tempo, você sentirá mais conforto em traçar suas metas porque saberá que é capaz de atingir “X” por cento de suas previsões.
 
O estabelecimento de metas claras também ajuda a motivar o fotógrafo a buscar alcançar aqueles objetivos. Vira uma espécie de jogo onde você estabelece um número e começa a praticar ações para alcança-lo.

Sem as metas, você trabalhará como se estivesse caminhando no escuro, ou seja, sem saber para onde está indo e sujeito a tropeços e acidentes. Pense nisto.

Eduardo Becker - © 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário