Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos
Como você consegue seus clientes? Possui um trabalho ativo de
prospecção de clientes? Ou você espera que a propaganda boca a boca funcione?
Você tem atingido suas metas de faturamento? Alias, você tem metas de
faturamento definidas?
Pois é, sobreviver de fotografia passa por outros aspectos além de
pegar sua câmera e produzir imagens.
Você certamente precisa trocar ou incrementar seu equipamento
periodicamente, trocar de computador, efetuar a manutenção dos eletrônicos,
pagar o seu próprio salário e um sem número de despesas que precisam ser
bancadas com o faturamento do seu estúdio.
Se essas despesas forem calculáveis, previsíveis e periódicas, isso
significa que você deverá ter um faturamento que corresponda a essas
necessidades.
Pra isso, é necessário que se crie um plano de metas de faturamento de
modo que se possa prever com um certo grau de exatidão quanto dinheiro entrará
no caixa do seu estúdio ao longo de próximo período, que poderá ser definido
como algo entre seis meses e um ano.
Mas como ninguém pode prever o futuro com absoluta certeza, há que se
fazer um trabalho de captação de clientes que, supõe-se, comprarão o mix de
serviços que você oferece e garantirão o faturamento esperado.
Claro que não há certezas nos resultados desse tipo de ação. Alias,
não há certeza nenhuma em qualquer atividade comercial, seja seu estúdio, seja
a padaria da esquina, seja a fábrica de automóveis. O que há é o esforço de se
definir metas e correr atrás do cliente.
Tudo começa com a definição de metas. Talvez no início fique um pouco
mais difícil prever qual será o índice de acerto de seus esforços de venda,
porque lhe falta um histórico de ações semelhantes. Mas com o tempo, você
sentirá mais conforto em traçar suas metas porque saberá que é capaz de atingir
“X” por cento de suas previsões.
O estabelecimento de metas claras também ajuda a motivar o fotógrafo a
buscar alcançar aqueles objetivos. Vira uma espécie de jogo onde você estabelece um
número e começa a praticar ações para alcança-lo.
Sem as metas, você trabalhará como se estivesse caminhando no escuro,
ou seja, sem saber para onde está indo e sujeito a tropeços e acidentes. Pense
nisto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário