terça-feira, 3 de julho de 2012

Quantos clientes novos você já conseguiu esse ano?

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 ... e quantos você perdeu?

Trabalhar como fotógrafo requer muito empenho, dedicação, e ocupa uma boa parte do nosso tempo. Muitas vezes, consumidos pelas inúmeras atividades que envolvem nossa profissão, acabamos por nos sentir confortáveis com a fidelidade de alguns de nossos maiores clientes.
Manter um cliente que já nos conhece e confia em nossos serviços é sempre muito mais fácil e barato do que conquistar novos clientes. Faça um bom trabalho, ofereça a ele um serviço impecável, seja honesto, ético, trate-o de maneira justa e visite-o com certa freqüência, que tudo correrá bem. Negligencie seu cliente ou faça um mau trabalho e você estará dando a outro fotógrafo a oportunidade de fazer seu cliente feliz.
 
Seja por questões de relacionamento, qualidade de serviço ou condições de mercado, não se pode esperar hoje em dia fidelidade por parte do cliente. O mundo é dinâmico, os consumidores não são mais tão fiéis a uma marca. Sempre haverá alguém que irá trocar a Coca-Cola por Pepsi, um Volkswagen por um Chevrolet, o fotógrafo “A” pelo fotógrafo “B”. Isso é algo absolutamente normal, está na regra do jogo, acontece todos os dias com qualquer um, inclusive com você.
 
Devemos sempre ter em mente que iremos perder clientes mais cedo ou mais tarde. Não é mais uma questão de “se”, e sim de “quando” isso acontecerá.
Assim, não importa quão bom seja seu relacionamento com aquele determinado cliente e nem mesmo por quanto tempo vocês trabalham juntos. O fato é que provavelmente aquela relação profissional poderá deixar de existir um dia.
Você já parou para pensar como ficaria seu trabalho caso perdesse o seu maior cliente? E se perdesse os seus dois maiores clientes?
 
Você pode até não perdê-los este ano ou no ano que vem, mas um dia ele não estará mais com você. Em termos práticos, isso significa que você deverá empenhar esforços constantes para reposição de clientes perdidos antes mesmo de perdê-los. Não se sinta confortável com os ótimos resultados que você teve no ano passado. Simplesmente pergunte-se o que você faria se perdesse o seu maior cliente amanhã de manhã?
 
Para o bem de seus negócios, essa pergunta deveria ser feita a você mesmo todos os dias de sua vida profissional. Se fizer, estará suficientemente motivado para manter as atividades de vendas e marketing em alta prioridade nas suas atividades profissionais.

Eduardo Becker - © 2012

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