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... e quantos você perdeu?
Trabalhar como fotógrafo requer
muito empenho, dedicação, e ocupa uma boa parte do nosso tempo. Muitas vezes,
consumidos pelas inúmeras atividades que envolvem nossa profissão, acabamos por
nos sentir confortáveis com a fidelidade de alguns de nossos maiores clientes.
Manter um cliente que já nos
conhece e confia em nossos serviços é sempre muito mais fácil e barato do que
conquistar novos clientes. Faça um bom trabalho, ofereça a ele um serviço
impecável, seja honesto, ético, trate-o de maneira justa e visite-o com certa
freqüência, que tudo correrá bem. Negligencie seu cliente ou faça um mau
trabalho e você estará dando a outro fotógrafo a oportunidade de fazer seu
cliente feliz.
Seja por questões de
relacionamento, qualidade de serviço ou condições de mercado, não se pode
esperar hoje em dia fidelidade por parte do cliente. O mundo é dinâmico, os
consumidores não são mais tão fiéis a uma marca. Sempre haverá alguém que irá
trocar a Coca-Cola por Pepsi, um Volkswagen por um Chevrolet, o fotógrafo “A”
pelo fotógrafo “B”. Isso é algo absolutamente normal, está na regra do jogo,
acontece todos os dias com qualquer um, inclusive com você.
Devemos sempre ter em mente que iremos
perder clientes mais cedo ou mais tarde. Não é mais uma questão de “se”, e sim
de “quando” isso acontecerá.
Assim, não importa quão bom seja
seu relacionamento com aquele determinado cliente e nem mesmo por quanto tempo
vocês trabalham juntos. O fato é que provavelmente aquela relação profissional
poderá deixar de existir um dia.
Você já parou para pensar como
ficaria seu trabalho caso perdesse o seu maior cliente? E se perdesse os seus
dois maiores clientes?
Você pode até não perdê-los este
ano ou no ano que vem, mas um dia ele não estará mais com você. Em termos
práticos, isso significa que você deverá empenhar esforços constantes para
reposição de clientes perdidos antes mesmo de perdê-los. Não se sinta
confortável com os ótimos resultados que você teve no ano passado. Simplesmente
pergunte-se o que você faria se perdesse o seu maior cliente amanhã de manhã?
Para o bem de seus negócios, essa
pergunta deveria ser feita a você mesmo todos os dias de sua vida profissional.
Se fizer, estará suficientemente motivado para manter as atividades de
vendas e marketing em alta prioridade nas suas atividades profissionais.
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