segunda-feira, 16 de julho de 2012

A união faz a força

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos


Existem inúmeros nichos em fotografia para se trabalhar. Você pode fazer teatro, evento, publicidade, esporte entre tantas outras opções. Em algumas delas, é possível trabalhar sozinho ou, no máximo, com um assistente.

Há outras áreas entretanto em que é viável a junção de dois ou mais fotógrafos. As vantagens de uma união são inúmeras. A começar pela economia nas instalações. Dividir os custos de montagem e manutenção de um estúdio com escritório, armários, secretária, veículos, etc. representa uma grande economia para quem quer estabelecer-se como fotógrafo profissional.

Outro aspecto a se levar em conta é que se o seu estúdio conta com mais de um fotógrafo, poderá conseguir uma quantidade bem maior de trabalhos ou, em alguns casos, um trabalho melhor. Explicando: se você, por exemplo, costuma fazer fotografia de casamento, é quase inviável executar um bom trabalho estando sozinho. Dois ou mais fotógrafos podem cobrir diversos eventos ou situações simultâneas que costumam ocorrer durante a cerimônia ou a festa. Ou, por exemplo, enquanto um dos fotógrafos faz a cobertura do dia da noiva, o outro poderá se ocupar do noivo ou da locação.

Um estúdio com mais de um fotógrafo poderá também conferir maior credibilidade perante o cliente, que o verá como uma empresa melhor estruturada.

Além do mais, o trabalho de dois ou ais fotógrafos poderá gerar renda suficiente para a contratação de um especialista em tratamento de imagens dedicado. Isso oferece aos fotógrafos um maior tempo para realizarem a parte mais nobre da sua profissão que é, obviamente, fotografar. Ou seja, a contratação de um funcionário especializado em tratamento de imagens irá proporcionar maior produtividade aos fotógrafos.

Por outro lado, existem áreas da fotografia em que o trabalho solitário é preferível ao trabalho em equipe. Por exemplo, o fotógrafo que trabalha com retratos de executivos.

O executivo, de um modo geral, tem pouco tempo disponível para fazer as fotos que sua empresa necessita para o relatório anual. Colocar na mesma sala mais de um fotógrafo seria contraproducente e geraria um certo stress no fotografado, já que não está acostumado a fazer o papel de modelo. Num caso como esse, é melhor levar um assistente que cuidará da luz e da produção.

Assim, se estiver em dúvida quanto a trabalhar sozinho ou em equipe, pese todos os prós e contras antes de tomar uma decisão. Conforme o tipo de trabalho que você faz, há sempre um arranjo ideal e mais produtivo. De qualquer forma, a tomada de uma decisão desse tipo deve sempre levar em conta aspectos como produtividade, custos e potencial de mercado.


Eduardo Becker - © 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário