sexta-feira, 13 de julho de 2012

Carreiras em Fotografia - Moda

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos


Carreiras em Fotografia – Moda

A fotografia de moda existe desde o século IX quando fabricantes de roupas começaram a utilizar a fotografia para ajudar incrementar a comercialização de roupas. No início, as fotos tinham o simples objetivo de mostrar as peças em detalhe. Contudo, à medida que o consumidor de roupas foi se sofisticando e a concorrência aumentando, o fotógrafo de moda se viu na necessidade de buscar novas abordagens, invariavelmente lidando com emoções subjetivas para obter uma identificação entre o consumidor e o estilo de roupa ali retratado.

Atualmente, existe um enorme glamour em torno do trabalho do fotógrafo de moda, sendo invariavelmente ligado  ao luxo, pessoas bonitas e descoladas, a enormes quantias de dinheiro e muita criatividade.

O trabalho do fotógrafo
Festas, mulheres e homens bonitos, viagens a lugares exóticos, muita badalação e uma conta bancária bem recheada. Essa é a visão que muita gente tem desse trabalho. Contudo, não é bem assim. Apesar de todo o imaginário que existe em torno da profissão, o fotógrafo tem que ralar muito, começar por baixo e lidar com um dia a dia estressante, muitas vezes com pessoas estressantes e estressadas. Fora isso, ele tem diversas outras exigências que incluem:
 - Produzir imagens em estúdio e locação (obviamente)
- Ser capaz de construir um bom relacionamento com os(as) modelos de modo a produzir um ambiente propício à direção dos(as) mesmos(as).
- Possuir conhecimento técnico específico para que possa reproduzir adequadamente os diversos tipos de texturas e cores de tecidos, além dos tons de pele dos(as) modelos, uma vez que esses fatores estão intrinsecamente relacionados.
- Ter habilidade para trabalhar com diferentes tipos de luz.
- Estabelecer boas relações com estilistas, diretores de arte, agentes, editores, maquiadores, entre outros.
- Desenvolver um estilo próprio e facilmente identificável.
- Saber lidar com os aspectos financeiros, administrativos e burocráticos de seu trabalho.

Perfil pessoal
Como em qualquer carreira, não se começa por cima. De um modo geral, o fotógrafo de moda deve ter um perfil próprio, adequado às demandas da profissão. Assim, ter um olho clínico para a estética da moda, percepção de tendências e muita inventividade são fundamentais, bem como possuir uma grande habilidade em lidar com pessoas dos mais diferentes temperamentos.

A carreira geralmente começa através da realização de trabalhos para lojas e confecções de pequeno porte, até se alcançar um estilo de fotos reconhecível e desejável.. O profissional deve estudar muito, ler bastante sobre moda e conhecer o trabalho de outros fotógrafos.
Também deverá estudar e praticar intensamente o tratamento e a edição de fotos, habilidade fundamental para construção de portfólio e venda do seu trabalho.

Além do conhecimento técnico, deverá investir boa parte do seu tempo construindo uma forte e ampla rede de relacionamentos pessoais, que vão desde cabeleireiros e maquiadores até estilistas e editores. Quanto mais pessoas conhecer e manter um bom relacionamento, maiores as chances de ser indicado para um trabalho.

Para quem está começando, o caminho mais fácil e natural é trabalhar como assistente de um fotógrafo já estabelecido. Quanto melhor e mais famoso o fotógrafo, melhores serão os relacionamentos que você irá construir, porque estará diariamente lidando com os grandes compradores desse mercado. Porém, como não há vagas para todo mundo, o candidato a fotógrafo de moda poderá investir em uma carreira solo que é mais difícil e de progressão mais lenta. O fato é que o fotógrafo deve sempre buscar a construção de uma boa rede de relações e de um portfólio bem elaborado que mostre todas as possibilidades técnicas e estéticas do seu trabalho.

A medida que for adquirindo experiência e construindo sua rede de relacionamentos, o fotógrafo poderá arriscar voos mais altos. Isso significa que deverá - principalmente no começo da carreira e enquanto ainda não tiver construído um nome forte no mercado - utilizar-se de fortes conhecimentos de marketing e vendas para conseguir seu lugar ao Sol. Isso ocorre porque, por ser a fotografia de moda uma carreira muito desejada, a concorrência é fortíssima e só se sairá bem aquele que tiver o melhor conjunto de atributos, que vão desde os aspectos técnicos até sua capacidade de relacionar-se com pessoas.

Quanto fatura
Imagina-se que um fotógrafo de moda fature alto, levando uma vida de luxo e riqueza. Bem, isso é o que se imagina e, em alguns casos, pode até ser verdade. Entretanto, a realidade é um pouco diferente daquilo que acredita o imaginário popular.
No mundo real, o fotógrafo de moda iniciante terá que estabelecer preços módicos, trabalhar muito e ser muito persistente, pois como em qualquer profissão, os altos ganhos estão diretamente vinculados à fama, capacidade técnica e à importância do profissional.
Assim, são grandes as chances de você ter que trabalhar muito, fazer muitas concessões e ser dotado de uma grande força de vontade, antes de ser capaz de fazer muito dinheiro.
Serão premiados somente aqueles que tiverem um alto grau de dedicação e paixão pela área. Não é fácil, mas os esforços serão altamente compensadores.

Eduardo Becker - © 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário