quarta-feira, 4 de julho de 2012

O uso do blog como ferramenta de marketing

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Digamos que você seja um fotógrafo de casamentos. Digamos ainda que você, preocupado em manter uma boa imagem no mercado, criou um blog para divulgar o seu trabalho. Você investe algumas horas por semana para escrever textos brilhantes ou, se não tem habilidade para escrever lindamente, contrata um profissional especializado em criar os textos para o seu blog.

Então você percebe que, apesar do seu blog estar bombando, suas vendas não aumentam. E você se pergunta o que há de errado. Afinal, você falou de fotos lindas, iluminação, equipamentos e tudo o mais relativo à fotografia. Mas quando vai conferir, percebe que seu blog está sendo frequentado por um número enorme de fotógrafos. E a menos que você seja um especialista em fotografar casamentos de outros fotógrafos, há algo muito errado aí.

Um blog é uma ferramenta importantíssima em sua estratégia de comunicação que tem por objetivo maior conquistar e manter clientes.
Se você quer atrair pessoas que tenham potencial para comprarem aquilo que você vende – no caso, serviços fotográficos – então você tem que tratar de assuntos que interessem a seus clientes e não a seus concorrentes.

É mais ou menos assim: se eu vendo câmeras e lentes, eu escrevo para fotógrafos, se eu vendo livros de Direito, eu escrevo para advogados. E se eu faço fotografia de casamento, eu naturalmente tenho que escrever para... noivos.
Essas afirmações são pra lá de óbvias, chegado a ser risíveis, mas é inacreditavelmente fácil encontrar centenas de blogs de fotógrafos falando de... fotografia.
Noivos estão interessados em informações que os ajudem a cumprir todas as etapas de planejamento e execução de um casamento. Proprietários de restaurante estão interessados em estratégias de utilização de fotos para venderem mais comida. Eles não têm, salvo exceções, interesse direto em coisas como técnica fotográfica.

Ao comunicar-se com seus atuais ou potenciais clientes, procure oferecer exatamente aquilo que eles esperam, ou seja, informação útil para que resolvam um problema. Esse é o grande segredo por trás de se ganhar dinheiro em qualquer área: ajude as pessoas a resolver problemas. Pare de ler por um momento e olhe ao redor de você. Tudo o que está à sua volta foi criado, comercializado e comprado por pessoas com o objetivo de resolver um problema, material ou não. 
 
Fotógrafos comerciais são, antes de tudo, solucionadores de problemas. Têm que saber então, para cada tipo de trabalho que fazem, qual é o problema a resolver. E acredite, o problema não é luz – a menos que seu cliente fabrique lâmpadas. Por exemplo, o problema da noiva é aparecer linda nas imagens para poder compartilhar isso com amigos e familiares e também eternizar aquele momento da melhor forma possível. O problema do dono do restaurante é mostrar ao cliente DELE o quanto são atraentes e apetitosos os pratos que ele prepara, de modo que o cliente DELE sinta-se atraído pelos pratos e comprem comida.
Assim, ao escrever textos para o seu blog, procure assuntos que sejam de interesse do seu cliente. Se você não tem tempo ou habilidade para escrever, procure um profissional que faça esse trabalho de pesquisa e criação de textos para você. Certamente o preço pago por esse tipo de trabalho será um investimento valioso que voltará multiplicado na forma de mais clientes e mais vendas.
 
Como disse – e não custa nada repetir – o cliente só contrata um fotógrafo quando tem um problema a resolver. Então, se você deseja incluir um blog dentro de sua estratégia de comunicação, pense em como você pode ajudar o seu cliente a resolver problemas e alcançar benefícios. Faça de forma que o texto leve o cliente à conclusão de que você é o profissional mais adequado para ajuda-lo em sua necessidade. Escreva para o cliente, mas não deixe de dar o seu recado. E quando fizer isso, não se esqueça de medir os resultados de suas ações para poder avaliar se está no caminho certo e o que poderá fazer para melhorar.

Eduardo Becker - © 2012

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