Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos
Digamos que você seja um
fotógrafo de casamentos. Digamos ainda que você, preocupado em manter uma boa
imagem no mercado, criou um blog para divulgar o seu trabalho. Você investe algumas
horas por semana para escrever textos brilhantes ou, se não tem habilidade para
escrever lindamente, contrata um profissional especializado em criar os textos para
o seu blog.
Então você percebe que, apesar do
seu blog estar bombando, suas vendas não aumentam. E você se pergunta o que há
de errado. Afinal, você falou de fotos lindas, iluminação, equipamentos e tudo
o mais relativo à fotografia. Mas quando vai conferir, percebe que seu blog
está sendo frequentado por um número enorme de fotógrafos. E a menos que você
seja um especialista em fotografar casamentos de outros fotógrafos, há algo
muito errado aí.
Um blog é uma ferramenta
importantíssima em sua estratégia de comunicação que tem por objetivo maior
conquistar e manter clientes.
Se você quer atrair pessoas que
tenham potencial para comprarem aquilo que você vende – no caso, serviços
fotográficos – então você tem que tratar de assuntos que interessem a seus
clientes e não a seus concorrentes.
É mais ou menos assim: se eu
vendo câmeras e lentes, eu escrevo para fotógrafos, se eu vendo livros de
Direito, eu escrevo para advogados. E se eu faço fotografia de casamento, eu
naturalmente tenho que escrever para... noivos.
Essas afirmações são pra lá de
óbvias, chegado a ser risíveis, mas é inacreditavelmente fácil encontrar
centenas de blogs de fotógrafos falando de... fotografia.
Noivos estão interessados em
informações que os ajudem a cumprir todas as etapas de planejamento e execução
de um casamento. Proprietários de restaurante estão interessados em estratégias
de utilização de fotos para venderem mais comida. Eles não têm, salvo exceções,
interesse direto em coisas como técnica fotográfica.
Ao comunicar-se com seus atuais
ou potenciais clientes, procure oferecer exatamente aquilo que eles esperam, ou
seja, informação útil para que resolvam um problema. Esse é o grande segredo
por trás de se ganhar dinheiro em qualquer área: ajude as pessoas a resolver
problemas. Pare de ler por um momento e olhe ao redor de você. Tudo o que está
à sua volta foi criado, comercializado e comprado por pessoas com o objetivo de
resolver um problema, material ou não.
Fotógrafos comerciais são, antes
de tudo, solucionadores de problemas. Têm que saber então, para cada tipo de
trabalho que fazem, qual é o problema a resolver. E acredite, o problema não é
luz – a menos que seu cliente fabrique lâmpadas. Por exemplo, o problema da
noiva é aparecer linda nas imagens para poder compartilhar isso com amigos e
familiares e também eternizar aquele momento da melhor forma possível. O
problema do dono do restaurante é mostrar ao cliente DELE o quanto são
atraentes e apetitosos os pratos que ele prepara, de modo que o cliente DELE
sinta-se atraído pelos pratos e comprem comida.
Assim, ao escrever textos para o
seu blog, procure assuntos que sejam de interesse do seu cliente. Se você não
tem tempo ou habilidade para escrever, procure um profissional que faça esse
trabalho de pesquisa e criação de textos para você. Certamente o preço pago por
esse tipo de trabalho será um investimento valioso que voltará multiplicado na
forma de mais clientes e mais vendas.
Como disse – e não custa nada
repetir – o cliente só contrata um fotógrafo quando tem um problema a resolver.
Então, se você deseja incluir um blog dentro de sua estratégia de comunicação,
pense em como você pode ajudar o seu cliente a resolver problemas e alcançar
benefícios. Faça de forma que o texto leve o cliente à conclusão de que você é
o profissional mais adequado para ajuda-lo em sua necessidade. Escreva para o
cliente, mas não deixe de dar o seu recado. E quando fizer isso, não se esqueça
de medir os resultados de suas ações para poder avaliar se está no caminho
certo e o que poderá fazer para melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário