terça-feira, 3 de julho de 2012

One Man Show

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Esse título geralmente designa aquele tipo de pessoa que faz tudo: joga, chuta, cabeceia, faz o gol, apita e comemora. Essa é a rotina de muitos fotógrafos novatos ou veteranos.
Isso acontece porque o fotógrafo profissional tem que lidar com muitos aspectos da sua profissão. Ele tem que preparar, manter e atualizar seu portfólio, cuidar de sua página na internet, lidar com clientes, fornecedores, cuidar da sua divulgação, ir a bancos, pesquisar equipamentos e novidades na área, frequentar feiras e, ufa!, fotografar.
Realmente é uma rotina estafante para aquele que assume o papel de One Man Show. 
 
Isso, no entanto tem lá suas limitações, porque o fotógrafo tem um único recurso que, a princípio, não dá para multiplicar: o tempo. O dia tem apenas 24 horas e o profissional tem que saber dividi-las para que possa trabalhar, atualizar-se e cuidar da vida pessoal.
A boa notícia é que o fotógrafo que compreende o lado “business” do seu trabalho faz como todo e qualquer empresário: delega.
 
Certamente, de todas as coisas que você faz, nem tudo exigiria a sua presença física e esse tipo de atividade seria algo que você eventualmente pode delegar como, por exemplo, contratar um motoboy para buscar algo na gráfica ou laboratório. Ou ainda, quanto tempo você ocupa tratando imagens no Photoshop, quando poderia contratar um profissional para ajuda-lo nessa tarefa.
 
Alguns alegariam que delegar certas funções poderia custar caro. Nesse momento, o fotógrafo deve se perguntar qual é o valor do seu tempo (que poderia ser mais bem empregado, por exemplo, conquistando mais clientes), e o que é mais caro: ficar no estúdio tratando fotos ou conquistar mais clientes que trariam o dinheiro necessário para pagar com sobras algumas atividades terceirizadas?
 
Não e necessário ir muito longe para perceber que empresários bem sucedidos aprenderam a multiplicar seus esforços através da delegação de atividades. Não se pode ser efetivo em um trabalho se você quiser fazer tudo o tempo todo. 
 
Procure, na próxima semana, listar todas as atividades que você faz, tendo o cuidado de anotar quanto tempo empregou em cada atividade. Depois disso , baseado no valor da sua hora, calcule o quanto em dinheiro esse tempo custou a você. Certamente saiu caro, caso a atividade não tenha contribuído para a parte principal do seu negócio, que e ganhar dinheiro.
 
Ninguém, a não ser você, poderá dizer se vale a pena. Afinal, você conhece seus custos, seu valor e as perspectivas de mercado na sua área de atuação e, com poucos cálculos, saberá dizer o que pode ou não ser delegado.

Eduardo Becker - © 2012

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