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Esse título geralmente designa
aquele tipo de pessoa que faz tudo: joga, chuta, cabeceia, faz o gol, apita e comemora.
Essa é a rotina de muitos fotógrafos novatos ou veteranos.
Isso acontece porque o fotógrafo
profissional tem que lidar com muitos aspectos da sua profissão. Ele tem que
preparar, manter e atualizar seu portfólio, cuidar de sua página na internet,
lidar com clientes, fornecedores, cuidar da sua divulgação, ir a bancos,
pesquisar equipamentos e novidades na área, frequentar feiras e, ufa!,
fotografar.
Realmente é uma rotina estafante
para aquele que assume o papel de One Man Show.
Isso, no entanto tem lá suas
limitações, porque o fotógrafo tem um único recurso que, a princípio, não dá
para multiplicar: o tempo. O dia tem apenas 24 horas e o profissional tem que
saber dividi-las para que possa trabalhar, atualizar-se e cuidar da vida
pessoal.
A boa notícia é que o fotógrafo
que compreende o lado “business” do seu trabalho faz como todo e qualquer
empresário: delega.
Certamente, de todas as coisas
que você faz, nem tudo exigiria a sua presença física e esse tipo de atividade
seria algo que você eventualmente pode delegar como, por exemplo, contratar um
motoboy para buscar algo na gráfica ou laboratório. Ou ainda, quanto tempo você
ocupa tratando imagens no Photoshop, quando poderia contratar um profissional
para ajuda-lo nessa tarefa.
Alguns alegariam que delegar
certas funções poderia custar caro. Nesse momento, o fotógrafo deve se
perguntar qual é o valor do seu tempo (que poderia ser mais bem empregado, por
exemplo, conquistando mais clientes), e o que é mais caro: ficar no estúdio
tratando fotos ou conquistar mais clientes que trariam o dinheiro necessário
para pagar com sobras algumas atividades terceirizadas?
Não e necessário ir muito longe
para perceber que empresários bem sucedidos aprenderam a multiplicar seus
esforços através da delegação de atividades. Não se pode ser efetivo em um
trabalho se você quiser fazer tudo o tempo todo.
Procure, na próxima semana, listar
todas as atividades que você faz, tendo o cuidado de anotar quanto tempo
empregou em cada atividade. Depois disso , baseado no valor da sua hora, calcule
o quanto em dinheiro esse tempo custou a você. Certamente saiu caro, caso a
atividade não tenha contribuído para a parte principal do seu negócio, que e
ganhar dinheiro.
Ninguém, a não ser você, poderá
dizer se vale a pena. Afinal, você conhece seus custos, seu valor e as
perspectivas de mercado na sua área de atuação e, com poucos cálculos, saberá
dizer o que pode ou não ser delegado.
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