sexta-feira, 20 de julho de 2012

Carreiras em Fotografia – Retrato

Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos


A arte do retrato começou muito antes da invenção da fotografia. Desde a Grécia Antiga, pessoas eram retratadas em pinturas, afrescos e esculturas. A partir do século IV, o retrato começou a mostrar as pessoas de uma forma mais idealizada do que aquilo que o retratado realmente era.

A partir da Idade Média, passou o retrato a adquirir características mais realistas em relação aos retratados.

Com a invenção da fotografia, essa arte ganhou um importante aliado, dado que os retratos poderiam se feitos com maior precisão, agilidade e liberdade, e ainda preservando as possibilidades de interpretação do retratado.

O retrato mais famoso do mundo foi realizado por Leonardo da Vinci, que retratou Lisa Del Giocondo e ficou conhecido como a Mona Lisa.

O trabalho do fotógrafo
O fotógrafo de retrato tem grande liberdade de escolha no que se refere a como realizará o seu trabalho. Ele poderá trabalhar em locação ou em estúdio, com luz natural ou artificial. Poderá captar imagens de seus retratados em situações formais ou informais.
 
Deverá contudo estar atento aos aspectos legais de sue trabalho, uma vez que a Lei prevê direitos e deveres de cada uma das partes. Isso significa que os retratados possuem direitos legais sobre a utilização de sua imagem. Assim, o fotógrafo deverá ter o cuidado de elaborar um contrato de prestação de serviços em que estejam detalhados com precisão todos os usos possíveis daquela imagem, tanto pelo fotógrafo quando pelo retratado.

Entre as possibilidades da fotografia de retrato, estão:
  • Retratos de famílias
  • Fotografia de casamento 
  • Books para modelos e atores
  • Retratos de executivos e políticos 
  • Fotografia em escolas
  • Mulheres grávidas
  • Bebês e crianças
  • Glamour
  • Fotografia de animais de estimação

Perfil pessoal
A fotografia de retrato exige do fotógrafo uma característica fundamental, que é a capacidade de relacionar-se com outras pessoas. Sem essa habilidade, o fotógrafo terá grandes dificuldades em interagir e, portanto, extrair do retratado características subjetivas de sua personalidade.

Fotografar grávidas, casais, crianças, significa adentrar a intimidade de pessoas que tem expectativas particulares para cada trabalho. E se o fotógrafo não for capaz de captar os desejos de seus retratados e não souber trabalhar o relacionamento com eles durante a sessão de fotos, não conseguirá realizar um bom trabalho.

Dessa forma, o fotógrafo de retratos não se limita a ser um profundo conhecedor de técnicas de retrato, de equipamentos e de Photoshop. Ele deve ser muito bom no trato com pessoas, deve conhecer muito bem a legislação pertinente e ser capaz de lidar com os aspectos administrativos do seu trabalho.

De forma geral, a carreira de fotógrafo de retratos talvez seja uma das que oferecem menor barreiras de entrada. O fotógrafo pode começar dentro de sua própria casa, fotografando seus próprios parentes. Se for capaz de realizar um bom trabalho, poderá passar a retratar amigos próximos, conhecidos em finalmente, clientes.

Quanto mais pessoas fotografar, maiores serão as chances de se conseguir novos clientes porque seus retratados naturalmente irão exibir as fotos para amigos e conhecidos.  Isso não quer dizer que o fotógrafo deverá ficar sentado em seu estúdio esperando o telefone tocar. A fotografia de retrato exige um constante trabalho de divulgação e promoção.

Lembre-se que, por não ter barreiras de entrada, muita gente com um bom equipamento pode se aventurar nessa área. Então, o fotógrafo deverá buscar novos conhecimentos nas áreas de marketing e vendas para que possa construir uma base consistente de clientes.
 
O profissional que souber trabalhar cada um dos aspectos acima mencionados terá uma clientela fiel e fã de seu trabalho. São muito comuns as histórias de fotógrafos que começaram fazendo o book de uma adolescente, fotografaram seu casamento, sua gravidez e seus filhos, tudo a partir de um simples book.

A fotografia de retrato talvez seja uma das mais estimulantes, desafiadoras e compensadoras  carreiras que um fotógrafo poderá trilhar. Se realizar adequadamente o seu trabalho, as recompensas virão em forma de ótimos ganhos financeiros, uma enorme rede de relacionamentos e um grande crescimento pessoal.


Eduardo Becker - © 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário