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Pense em um sabão em pó. Qual a
primeira marca que lhe vem à mente? Agora pense em outros produtos, tênis,
carro, refrigerante, aparelho de barbear, enfim, qualquer coisa que esteja
sendo vendida no mercado. O que esses fabricantes fizeram melhor que seus
concorrentes para que suas marcas grudassem na mente das pessoas? A resposta é: Marketing.
Segundo a Wikipédia, “marketing
é o conjunto de métodos e atividades relacionadas com o fluxo de bens e
serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia
comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de
mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-vendas”.
Eu costumo pensar as atividades
de marketing como o plantio de sementes. Você passa dias plantando sementes,
umas aqui, outras acolá. Algumas irão germinar, outras não. Algumas irão
crescer e sustentar sua família por toda a vida. Outras irão crescer um pouco,
dar um ou outro fruto e morrer. Muitas sequer se transformarão em árvores. A questão é que nunca se saberá exatamente
que semente dará os melhores frutos. Podemos concluir então que, quanto mais
sementes plantarmos, maiores as probabilidades de colhermos os frutos. Isso é
matemático.
Então, como regra geral, devemos
plantar o maior número de sementes possível
o tempo todo. Algumas irão germinar e uma boa parte delas, não. De
qualquer modo, ainda que os frutos colhidos não sejam os melhores, é sempre
melhor plantar alguma semente do que não plantar semente nenhuma.
Mas, você me dirá, eu não tenho
dinheiro para fazer marketing. Essa é uma colocação recorrente entre muitos
fotógrafos. A resposta para isso é que, infelizmente, não há outra opção. O
fotógrafo que quiser tirar seu sustento da profissão terá que dedicar esforços
e dinheiro para promover seu trabalho. Vejo fotógrafos gastarem muito dinheiro
comprando equipamentos, lentes caríssimas – que irão usar uma ou duas vezes
durante toda sua vida profissional , mas que tem sérias dificuldades para
efetuar desembolsos em atividades de marketing. Nada contra a compra de
equipamentos, mas a questão aqui é de enfoque.
Tudo, em uma atividade
profissional, deve ser pesado e balanceado tendo em vista um retorno
financeiro. Da mesma maneira que você irá adquirir um equipamento visando um
incremento na qualidade dos seus serviços e conseqüente reflexo nas vendas,
você deverá investir em esforços de marketing de forma a ampliar sua visibilidade
e consequentemente aumentar suas vendas.
Fazer marketing custa dinheiro e
deve ser feito esperando que as novas vendas resultantes desses esforços de
marketing sejam capazes de cobrir os custos iniciais e ainda proporcionem
lucro. É daí que vem o conhecido nome “Retorno sobre o Investimento” ou ROI na
sua sigla em inglês.
Nessa época de “panconectividade”
onde todos se conectam com tudo ao clique de um mouse, fazer marketing pode até
ter ficado um pouco mais barato, porém requer do profissional muito mais
atenção, esforço e tempo.
Existem inúmeros caminhos e
múltiplas formas de divulgar o seu trabalho, o que torna obrigatório elaborar
um plano de marketing que nada mais é do que a formalização e a documentação de
tudo o que o fotógrafo irá fazer para se promover. Entretanto, não se deve
simplesmente colocar um monte de campanhas desconexas no papel, engavetá-lo e
sair a cata de clientes a torto e a direito. As atividades devem ser testadas,
acompanhadas e seus resultados medidos e comparados com as métricas que você
estabeleceu durante a confecção do plano. Ao final do ano, considerando que seu
plano de marketing foi feito para o período Janeiro a Dezembro, deve-se
comparar métricas aos resultados obtidos para saber o que deu certo e o que não
funcionou adequadamente. Isso servirá de base para o plano de marketing do ano
seguinte, quando você poderá utilizar a experiência adquirida no ano anterior
para tênar melhorar a efetividade de suas campanhas.
Você já deve ter percebido pelo
exposto acima que o marketing deverá lhe acompanhar por toda sua vida
profissional. Portanto estude, aprenda, coloque em prática. Os benefícios serão
colhidos ao longo dos anos. Não espere fazer uma campanha de marketing hoje e
ficar rico e famoso amanhã. Marketing é como aeróbica: todos os dias um
pouquinho, pelo resto da sua vida. E se
parar... já viu.
Eduardo Becker - © 2012
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