terça-feira, 3 de julho de 2012

Muito além do click

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Pense em um sabão em pó. Qual a primeira marca que lhe vem à mente? Agora pense em outros produtos, tênis, carro, refrigerante, aparelho de barbear, enfim, qualquer coisa que esteja sendo vendida no mercado. O que esses fabricantes fizeram melhor que seus concorrentes para que suas marcas grudassem na mente das pessoas?  A resposta é: Marketing.

Segundo a Wikipédia, “marketing é o conjunto de métodos e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-vendas”.

Eu costumo pensar as atividades de marketing como o plantio de sementes. Você passa dias plantando sementes, umas aqui, outras acolá. Algumas irão germinar, outras não. Algumas irão crescer e sustentar sua família por toda a vida. Outras irão crescer um pouco, dar um ou outro fruto e morrer. Muitas sequer se transformarão em árvores.  A questão é que nunca se saberá exatamente que semente dará os melhores frutos. Podemos concluir então que, quanto mais sementes plantarmos, maiores as probabilidades de colhermos os frutos. Isso é matemático.

Então, como regra geral, devemos plantar o maior número de sementes possível  o tempo todo. Algumas irão germinar e uma boa parte delas, não. De qualquer modo, ainda que os frutos colhidos não sejam os melhores, é sempre melhor plantar alguma semente do que não plantar semente nenhuma.

Mas, você me dirá, eu não tenho dinheiro para fazer marketing. Essa é uma colocação recorrente entre muitos fotógrafos. A resposta para isso é que, infelizmente, não há outra opção. O fotógrafo que quiser tirar seu sustento da profissão terá que dedicar esforços e dinheiro para promover seu trabalho. Vejo fotógrafos gastarem muito dinheiro comprando equipamentos, lentes caríssimas – que irão usar uma ou duas vezes durante toda sua vida profissional , mas que tem sérias dificuldades para efetuar desembolsos em atividades de marketing. Nada contra a compra de equipamentos, mas a questão aqui é de enfoque.

Tudo, em uma atividade profissional, deve ser pesado e balanceado tendo em vista um retorno financeiro. Da mesma maneira que você irá adquirir um equipamento visando um incremento na qualidade dos seus serviços e conseqüente reflexo nas vendas, você deverá investir em esforços de marketing de forma a ampliar sua visibilidade e consequentemente aumentar suas vendas.

Fazer marketing custa dinheiro e deve ser feito esperando que as novas vendas resultantes desses esforços de marketing sejam capazes de cobrir os custos iniciais e ainda proporcionem lucro. É daí que vem o conhecido nome “Retorno sobre o Investimento” ou ROI na sua sigla em inglês.

Nessa época de “panconectividade” onde todos se conectam com tudo ao clique de um mouse, fazer marketing pode até ter ficado um pouco mais barato, porém requer do profissional muito mais atenção, esforço e tempo.

Existem inúmeros caminhos e múltiplas formas de divulgar o seu trabalho, o que torna obrigatório elaborar um plano de marketing que nada mais é do que a formalização e a documentação de tudo o que o fotógrafo irá fazer para se promover. Entretanto, não se deve simplesmente colocar um monte de campanhas desconexas no papel, engavetá-lo e sair a cata de clientes a torto e a direito. As atividades devem ser testadas, acompanhadas e seus resultados medidos e comparados com as métricas que você estabeleceu durante a confecção do plano. Ao final do ano, considerando que seu plano de marketing foi feito para o período Janeiro a Dezembro, deve-se comparar métricas aos resultados obtidos para saber o que deu certo e o que não funcionou adequadamente. Isso servirá de base para o plano de marketing do ano seguinte, quando você poderá utilizar a experiência adquirida no ano anterior para tênar melhorar a efetividade de suas campanhas.

Você já deve ter percebido pelo exposto acima que o marketing deverá lhe acompanhar por toda sua vida profissional. Portanto estude, aprenda, coloque em prática. Os benefícios serão colhidos ao longo dos anos. Não espere fazer uma campanha de marketing hoje e ficar rico e famoso amanhã. Marketing é como aeróbica: todos os dias um pouquinho, pelo resto da sua vida.  E se parar... já viu.

Eduardo Becker - © 2012

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