Acompanhe nossos posts no Twitter: https://twitter.com/ebeckerjr
Curta nossa Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/marketingparafotografos
Muitos são os comentários de
fotógrafos sobre clientes que adoraram seu trabalho mas que demonstram pouca
disposição para pagar pelos serviços. É muito comum o fotógrafo ouvir coisas
como:
- Me dê um desconto
que eu vou te contratar mais vezes ou
- Porque eu não posso
publicar a foto se ela é minha? Eu paguei por ela! Ou ainda
- Meu sobrinho faz o
mesmo serviço por 1/5 do preço
Pois é, vida de fotógrafo não é
fácil. Você estuda, rala, frequenta cursos, gasta uma grana com equipamentos
caríssimos e aí vem alguém e desvaloriza completamente o seu trabalho. E então
você fica se perguntando se a profissão é assim mesmo, ou se há algo errado com
a forma de você trabalhar.
Para responder a essa cruel
dúvida, devemos nos lembrar de que em todo o mundo, o fotógrafo profissional
tem uma imagem bastante distorcida, sendo visto como uma pessoa que leva uma
vida cheia de glamour, festas e muito dinheiro. Isso, todos sabemos, não é
verdade, à exceção de uma seleta meia dúzia de profissionais que conseguiram
projeção na mídia. E mesmo esses, ralaram muito antes de conquistarem um lugar
sob os holofotes.
Agora fica a pergunta: como lidar com esse tipo de cliente?
Bem, eu sinto dizer que não dá
pra mudar o mundo. Então, o papel do fotógrafo deve ser aquele do educador,
quase um catequista, que ensina o cliente como funciona o negócio da fotografia
profissional. Deve ele estar preparado para responder adequada e gentilmente
qualquer proposta, por mais maluca que pareça.
Veja alguns exemplos:
- Contrato? Pra que?
Nós não somos amigos?
R: Sim, somos. Até que alguma
coisa dê errado. Afinal, todo e qualquer contrato é feito justamente para saber
o que fazer quando algo der errado. Explique isso a seu “amigo”, que o contrato
é para protegê-lo (a ele, proteger seu amigo ou cliente) legalmente. Além do
mais, você é um profissional tão sério como outro qualquer. Peça para seu
cliente ir ao banco comprar uma apólice de seguros sem contrato, e ele
entenderá a importância de existir um documento.
- Faça um preço
baratinho agora porque eu vou me tornar seu cliente. Depois então você pode
cobrar um pouco mais caro.
R: Mentira! Diga a ele para pagar o preço
que vale agora e que a medida que se tornar um cliente assíduo, gozará de
descontos progressivos pela fidelidade. Além do mais, você não pode dar
oferecer preços menores para um mesmo serviço. Se o cliente quer pagar menos,
então terá que levar menos.
- O último fotógrafo
que contratei cobrou bem menos do que isso.
R: OK, então porque não ficou com
o serviço dele? Se aquele outro fotógrafo fosse tão bom, seu cliente não
estaria falando com você agora. Não se deixe impressionar por esse tipo de argumento.
Esse tipo de argumento é só para testar até onde você é flexível com seus
preços.
- Olha, o nosso budget é de apenas XXX reais.
R: Que lindo! Então peça para o
seu cliente ir à uma concessionária BMW dizendo que quer comprar uma BM conversível
mas que o budget só dá para um Fusquinha. Não tem jeito: se o cliente não tem o
budget necessário para o tipo de serviço que deseja, você terá que chegar a um
acordo que melhor acomode aquilo que você pode fazer com aquele orçamento.
Tudo tem um preço justo e
correto. Se você aceitar fazer por menos, terá prejuízo e em breve não estará
mais trabalhando profissionalmente. Se o cliente não arredar o pé da posição de
querer um serviço mais barato do que aquilo que vale, simplesmente não faça o
serviço. A menos que você seja um filantropo milionário e adore tirar dinheiro
do próprio bolso (e ainda por cima passar horas trabalhando) para que outros
lucrem sobre o resultado do seu trabalho.
Dá próxima vez que alguém vier
com uma proposta desse tipo, analise o trabalho e veja quis serão os seus
custos para sua realização. Depois inclua uma margem de lucro que remunere o
seu trabalho com justiça. Então você saberá que, abaixo daquele valor, você
estará literalmente pagando para trabalhar.
Se o cliente disser que não pode
pagar aquela quantia, diga que vocês poderão em conjunto chegar a um escopo de
trabalho que se enquadre dentro daquele orçamento.
Não acredite em promessas futuras
– elas têm uma grande probabilidade de não se cumprir.
E se depois de tudo isso, não
tiver acordo, simplesmente não faça o trabalho. É muito mais lucrativo você
buscar um novo cliente do que pagar para trabalhar para aquele outro que só
quer se aproveitar de você.
valew as informaçoes
ResponderExcluir