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Estamos em uma era onde a base de
toda comunicação é visual. Nunca se utilizou tanto a imagem para os mais
diversos propósitos, sejam eles comerciais ou não. Dessa forma muitos que tem a
fotografia como hobby consideram a possibilidade de transformar sua paixão em
uma atividade remunerada.
Entretanto, há uma distância muito
grande entre uma atividade exercida por prazer e deleite, e algo voltado à
geração de caixa para a própria sobrevivência.
Tenho conversado com muitos fotógrafos
amadores que desejam profissionalizar-se, realizando o grande sonho de viver de
fotografia. De um modo geral, há uma grande ilusão com relação ao mundo da
fotografia profissional, onde se acredita que o fotógrafo profissional vive em
um mundo a parte, cheio de glamour, de mulheres e homens lindos, descolados e
de bem com a vida, onde se trabalha na hora em que se quer, ganhando dinheiro e
podendo se dar ao luxo de tirar uma tarde para ir ao cinema. Algo inalcançável
aos simples mortais.
A má notícia é que quando se decide
pela fotografia como profissão, a pessoa deve ter em mente que estará abraçando
uma atividade como outra qualquer, com todos os seus benefícios e também suas exigências.
Igualmente a qualquer tipo de negócio, o fotógrafo terá que lidar com clientes
exigentes, fornecedores problemáticos, campanhas de marketing, promoções, atualização
profissional técnica e mercadológica, vendas, crédito e cobrança, contabilidade,
empréstimos e financiamentos, depreciação de equipamentos, contratação de mão
de obra e, claro, com a atividade de sair com seu equipamento e fotografar.
Acompanhando o trabalho de muitos
profissionais, percebe-se claramente que o que o fotógrafo menos faz é...
fotografar. Sendo um profissional autônomo, ele é uma espécie de senhor
faz-tudo, o que em geral o deixa com pouquíssimo tempo para a vida pessoal.
Principalmente no começo da sua vida profissional, cheio de incertezas e
inseguranças, ele tenderá a trabalhar muitas horas por dia, inclusive finais de
semana para fazer engrenar o seu pequeno negócio. Passará meses aprendendo a
diferença entre ser um fotógrafo e ser um profissional da fotografia. Muitos
chegam nessa fase e desistem porque, salvo raríssimas exceções, não existe essa
mágica de sair ao mercado e logo de cara começar a obter rendimentos na casa
dos 5 dígitos. E a menos que você possua muito dinheiro disponível, levará um
tempo até que tenha um estúdio organizado com tudo o que tem direito como ponto
comercial, secretária, assistente, técnico em Photoshop, computadores em rede
com sistemas de back-up e tudo mais que
é necessário para se trabalhar de forma profissional.
Por isso, antes de se lançar a
essa atividade que, sem dúvida, possui muitas recompensas, inclusive
financeiras, deve-se agir como se agiria em qualquer tipo de negócio. Comece
entendendo o dia-a-dia da profissão no segmento que você julga possuir mais
habilidade (casamento, publicidade, esporte, etc.).
Se decidir que este é o seu
caminho, procure aprender como fazer um bom plano de negócios evitando assim
ter surpresas desagradáveis no meio do caminho. Concentre-se no seu negócio,
procure participar de fóruns e comunidades freqüentadas por seus [futuros]
clientes, mantenha uma contabilidade separada para o seu negócio e tenha
disciplina, muita disciplina. E também estude. Muito. Nesse mundo competitivo
em que vivemos, os diferenciais técnicos praticamente não existem mais. Assim,
sairá na frente aquele profissional que estiver em linha com as necessidades de
seus clientes.
Se você perceber que sua paixão
pela atividade compensa toda a trabalheira que terá a partir do momento em que
decidir tirar o seu sustento dela, então este é o seu caminho. Não será fácil.
Não é pra ninguém. Mas as compensações serão muitas.
Ótimo texto, estou no aguardo dos próximos.
ResponderExcluirParabéns!
Concordo, e digo mais! A necessidade de estar sempre se atualizando e buscando ser competitivo num mercado profissional que cresce cada vez mais, passa não só pela técnica e equipamento de qualidade, mas também em ser um bom comerciante que disponha de stakeholder, termo muito usado no estudo da administração, que tem uma ligação com qualquer tipo de negócio.
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