terça-feira, 3 de julho de 2012

Como vender seu trabalho

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De um modo geral, o gosto pela fotografia começa bem cedo na vida das pessoas. Começam a fotografar por hobby e, cedo ou tarde, começa surgir a vontade de se dedicar a essa atividade em tempo integral. A partir disso, muitos fotógrafos decidem transformar sua atividade em algo mais sério com o objetivo de aliar paixão, realização profissional e claro, renda. Não fosse o aspecto financeiro, passaríamos o resto de nossas vidas fotografando de graça, por puro prazer.
 
Contudo, quando decidimos trocar nosso trabalho por dinheiro, entram em cena alguns aspectos um pouco distantes daquele ideal artístico de produzir belas imagens. Há uma boa distância entre fotografar o que, quando e como se quer, e fotografar para atender as necessidades de outra pessoa, no caso, seu cliente. Isso significa que você terá que provar ao seu cliente que você é o profissional capaz de atender aquela necessidade, resolver aquele problema, da melhor forma possível, no prazo que o cliente quer e pelo preço que ele pode pagar.
Por isso, goste ou não, o fotógrafo que se profissionaliza tem necessariamente que aprender vender seu trabalho.
 
A boa notícia é que vender é uma habilidade inata e todo mundo, consciente ou não, vende o tempo todo. Você está constantemente vendendo a si mesmo para sua família, seus filhos, seus amigos. Quando está numa roda de amigos e tenta convencer alguém a respeito do seu ponto de vista sobre determinado assunto você está vendendo suas opiniões e crenças.
Vender é basicamente isso, ou seja, é utilizar-se de meios e técnicas que conduzam alguém a tomar uma decisão em favor daquilo que você oferece, seja uma opinião, uma crença ou um serviço fotográfico.
 
Da próxima vez que for visitar um cliente, tenha em mente que você está lá para ajudá-lo a resolver um problema ou preencher uma necessidade. Cabe a você convencê-lo que é capaz de cumprir com essa tarefa do modo mais criativo, rápido, e pelo preço mais adequado.
Estude bastante, aprenda diversas técnicas de venda que o ajudarão a melhorar ainda mais sua capacidade inata de convencer as pessoas sobre suas idéias.  Isso trará reflexos positivos na sua profissão, e na sua vida pessoal.

Eduardo Becker - © 2012

2 comentários:

  1. Muito bom Eduardo parabéns... eu tava precisando muito ler isso rss valeu mesmo
    Gabriel

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  2. gostei muito desse tema abordado por voce, negociação com alguns clientes é complicada...

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